Coordenadora do mestrado em Ética na universidade suíça

Conteúdo do Site Antigo

Unimontes estreita parceria científica com universidade suíça

By DTI

August 22, 2012

approved professora Vivianne Châtrel, e o reitor da Unimontes, professor João Canela (fotos: Léia Oliveira)” class=”caption” />A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) desenvolve ações para a assinatura de um termo de cooperação técnica que permita ampliar as ações conjuntas com a Universidade de Fribourg (Suíça), em especial, na área de pós-graduação Stricto sensu – mestrados e doutorados. O assunto foi discutido nessa terça-feira (21/8), durante visita da professora Vivianne Châtel, coordenadora do Programa de Mestrado em Ética da universidade suíça ao reitor da Unimontes, professor João dos Reis Canela.

No encontro, a professora Viviane Châtel foi recebida pelos pró-reitores Vicente Ribeiro Rocha (Pesquisa), Anete Marília Pereira (Ensino), Marina Ribeiro Queiroz (Extensão) e Juventino Ruas Abreu Junior (Planejamento, Gestão e Finanças). Também participaram do encontro o coordenador do Programa de Pós-Graduação Stricto sensu em Desenvolvimento Social (PPGDS), professor Rômulo Soares Barbosa; e o coordenador do Núcleo de Intercâmbio e Cooperação Internacional (NIC), professor João Felício Rodrigues Neto, juntamente com os professores Antônio Dimas Cardoso e Luciene Rodrigues.

Na oportunidade, o professor Rômulo Barbosa destacou que a cooperação entre a Unimontes e a Universidade de Fribourg é resultado de um trabalho desenvolvido há cerca de quatro anos. “Esperamos bons frutos do convênio a ser firmado entre as duas instituições, que, com certeza, vai proporcionar a troca de experiência e a qualificação dos nossos professores e pesquisadores”, afirmou.

O professor Antônio Dimas Cardoso, que esteve na Universidade de Fribourg como professor visitante, destacou que a visita da professora Vivianne Châtel fortalece os laços com a instituição suíça. “Estamos felizes e, ao mesmo tempo, ansiosos para a oficialização do convênio com a Universidade de Fribourg, que é fruto do trabalho árduo dos pesquisadores do Programa de Mestrado em Desenvolvimento Social. Agora, temos como desafio melhorar este relacionamento internacional com a implantação do ensino de línguas estrangeiras, visando oferecer melhores condições de comodidade para professores e alunos visitantes” observou Antônio Dimas.

O reitor João Canela fez uma apresentação das ações e atuação da Unimontes em todas as suas áreas. “A universidade vive um momento singular e enriquecedor com o crescimento da pós-graduação Stricto sensu”, observou. Para ele, “a troca de conhecimento entre as instituições parceiras internacionais significa um estímulo à inovação e à busca pela melhor qualificação. Nossos alunos e professores devem ser, a todo momento, estimulados a aprimorar o conhecimento”, enfatizou o reitor.

Por sua vez, a professora Viviane Châtel agradeceu o acolhimento e disse que a Universidade de Fribourg sente-se honrada pela parceria com a Unimontes. “Nossa Universidade tem a intenção de firmar esse convênio porque, para nós, é importante desenvolver trabalhos e experiências com instituições reconhecidas como é a Unimontes”, declarou a professora suíça.