“No serviço público, temos que fazer o melhor”, afirma reitor
A Unimontes deu posse, nesta quinta-feira (3/11), a 48 servidores técnico-administrativos aprovados em concurso público realizado pela instituição. Os atos de nomeação, assinados pelo governador Romeu Zema, foram publicados no Diário Oficial Minas Gerais no dia 1º de outubro de 2022.
A solenidade de posse, coordenada pela Diretoria Desenvolvimento de Recursos Humanos (DDRH), foi presidida pelo reitor, professor Antônio Alvimar Souza, no auditório do Centro de Ciências Humanas (CCH), prédio 2 do campus-sede. Participaram pró-reitores, pró-reitores adjuntos, diretores e demais integrantes da Gestão Superior da Universidade.
Foram nomeados pelo Governo do Estado 78 candidatos aprovados no concurso público para os cargos de técnico-administrativos da Unimontes, atendendo a área de educação e o Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF). As vagas preenchidas são referentes ao concurso público regido pelo Edital nº 001/2018, realizado em 2018, com prazo de vigência até 2024.
As nomeações resultam do diálogo e da articulação entre a Gestão Superior da Unimontes e o Governo do Estado, especialmente com a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag).
O diretor da DDRH, Irineu Ribeiro Lopes, explica que, posteriormente, serão empossados outros 30 servidores aprovados no referido concurso público. Para isso, os aprovados deverão apresentar a documentação necessária, conforme edital.
Dos 48 servidores técnico-administrativos empossados pela Unimontes, 27 vão atender o HUCF, sendo 10 do cargo de analista universitário da saúde e 17 na função de técnico universitário da saúde. Outros nomeados vão atuar nas áreas de educação, sendo cinco analistas universitários e 16 técnicos universitários.
Eles vão iniciar o exercício de imediato, em diferentes setores do campus-sede, incluindo pró – reitorias, DDRH e Biblioteca Central Professor Antônio Jorge. Foram nomeados servidores ainda para os campi de Espinosa, Janaúba e São Francisco.
“No serviço público, a gente quer fazer o melhor”
Ao dar as boas-vindas aos servidores técnico-administrativos empossados, o reitor da Unimontes, professor Antônio Alvimar Souza, destacou que os novos colaboradores aprovados em concurso público visam assegurar o suporte necessário às atividades de ensino, pesquisa e extensão, bem como da prestação de serviços à comunidade.
Fotos: Andrey Librelon/Unimontes
Ele enalteceu a missão dos servidores no sentido de oferecer um bom atendimento à população. “Quero dizer a todos que tomam posse nesse momento que sejam bem-vindos no serviço público. No serviço público a gente não tem patrão, tem coordenador. No serviço público, a gente tem que fazer o melhor para as pessoas que estamos atendendo. E as pessoas esperam muito do servidor público”, enfatizou o reitor.
Ainda na oportunidade, o professor Antônio Alvimar Souza destacou a importância das atividades desempenhadas pela Unimontes por meio dos seus 27 departamentos e cursos nas diferentes áreas do conhecimento. Ele abordou também a relevância do Hospital Universitário, que oferece atendimento gratuito, bancado 100% pelo Serviço Único de Saúde (SUS), assistindo a uma população de 1,3 milhão de pessoas de todo o Norte de Minas.
Expectativas dos servidores empossados
Um dos servidores empossados na Unimontes, após a aprovação em concurso público, foi Wesley Jeferson Gonçalves Souza. Ele comemorou o ingresso no serviço público.
“Eu estava bem ansioso para ingressar nos quadros do funcionalismo da Unimontes. Pra mim, foi uma coisa maravilhosa que aconteceu. Agora vou concluir curso de gestão pública com mais tranquilidade”, disse Wesley Jeferson.
Outra empossada na Unimontes que comemorou a nova fase em sua vida foi Fernanda Ferreira Medeiros. “Um dia especial para a minha vida. Me sinto feliz com um sonho realizado. Depois de muita espera, a sensação é que valeu a pena esperar”, comemora Fernanda Ferreira Medeiros.