Duas importantes obras estão em andamento no campus-sede em Montes Claros:
Centro de Pesquisa em Ciências Humanas
As obras do Centro de Pesquisa em Ciências Humanas tiveram início em março. O novo prédio está orçado em R$ 1.256.665, 23 e será executado com recursos liberados pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação. O prazo para a conclusão dos serviços é de 12 meses. O Centro terá três pavimentos, totalizando 1.077,40 metros quadrados de área construída e está sendo erguido no campus-sede, em terreno situado ao lado da avenida Mário Ribeiro e próximo ao Restaurante Universitário. O Centro de Pesquisa em Ciências Humanas abrigará os laboratórios de “Pesquisa em Literatura”, “Tratamento de Documentos”, “Metodologia de Pesquisa Qualitativa”, “Obras Raras” e “Produção e Controle de Dados”. Ao lado do mesmo terreno, será construído, pela universidade, um complexo de salas de aulas.
Auditório
Outra importante obra em andamento é o auditório, com capacidade para 750 lugares. A obra, orçada em R$ 4,68 milhões, será custeada pelo Governo do Estado. O auditório irá beneficiar, diretamente, a comunidade acadêmica e a sociedade regional. O auditório é uma grande conquista para Montes Claros, pois também servirá como um centro de convenções, sendo um local adequado para apresentações artísticas e musicais, atendendo não somente às demandas da instituição, mas de toda comunidade. De acordo com o cronograma das obras, a previsão é de que o auditório seja concluído até abril de 2014.
Como será?
Com área construída de 1.918 metros quadrados, em terreno ao lado do Restaurante Universitário, o auditório da Unimontes terá o primeiro piso que será inclinado, com degraus entre as poltronas e rampas nas áreas de circulação, nas laterais.com capacidade para 528 lugares, Terá também um segundo piso (mezanino), com 200 lugares. Já o forro, de estrutura metálica, terá 9,5 metros de altura, facilitando a ventilação. O palco terá 135 m² (15×9 metros). Sob o palco, haverá três camarins, depósito de materiais e banheiros privativos. O palco terá um sistema de urdimento, com cordas e roldanas, para eventuais trocas de cenário durante as apresentações. Outra inovação para o auditório será a instalação de cabines para filmagens. O espaço será dotado ainda de um sistema de áudio e de projeção, permitindo a exibição de vídeos durante os eventos.