Conteúdo do Site Antigo

Unimontes e USP iniciam atividades do Doutorado em Odontologia Restauradora

By DTI

December 02, 2011

Foi realizada na noite dessa quarta-feira (30/11), a aula inaugural do Doutorado Interinstitucional em Odontologia Restauradora que a Universidade Estadual de Montes Claros oferece em parceria com a Universidade de São Paulo (USP/Ribeirão Preto). A solenidade aconteceu no Salão dos Conselhos, presidida pelo reitor João dos Reis Canela, que destacou “a importância de ampliar a capacitação docente na Unimontes”.

Recomendado pela Capes/MEC, o Doutorado Interinstitucional em Odontologia Restauradora, fruto da parceria Unimontes/USP, visa capacitar docentes da Unimontes nas áreas de odontologia e afins. Foram selecionados onze candidatos, todos professores do curso de odontologia. A duração do curso é de 36 meses.

“A universidade se sente honrada em oferecer esse doutorado em parceria com a USP, que é uma das melhores universidades do mundo”, ressaltou o reitor. Ele salientou ainda que “a qualificação do corpo docente do curso de odontologia possibilitará à instituição amplas condições de implantar mestrados e doutorados próprios”.

CONSOLIDAÇÕES

Na oportunidade, o professor Manoel Damião Sousa Neto, coordenador de Doutorado em Odontologia Restauradora da Faculdade de Odontologia da USP/Ribeirão Preto, ressaltou que “a formação de mestres e doutores, associada à consolidação de grupos de pesquisa e ao fortalecimento da pós-graduação brasileira, tem sido objetivo fundamental da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC)”.

O professor da USP acrescentou que o Dinter com a Unimontes está inserido nessa meta, pois visa a capacitação de recursos humanos na área. Ele lembrou também que “essas iniciativas têm propiciado avanços significativos na redução das diferenças inter e intra-regionais detectadas na pós-graduação em todo o País”. E aduziu: “acreditamos na formação profissional a partir do desenvolvimento do senso crítico, da capacidade de criar relacionamentos cooperativos que visem o aprimoramento da qualidade de vida do ser humano”.

Durante o evento também se manifestou o professor Manoel Brito Júnior, do departamento de odontologia da Unimontes, que apresentou um histórico do doutorado interinstitucional em parceria com a USP. Ele destacou o apoio recebido da universidade na efetivação da capacitação dos professores da área, especialmente do reitor João Canela.

AULA INAUGURAL

A aula inaugural foi proferida pelo diretor-adjunto de Ciência da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), professor Hercílio Martelli Júnior, também do departamento de odontologia da Unimontes. Ele abordou o tema “Desafios e Oportunidade da Pesquisa e Pós-Graduação – Visão de uma agência”. O evento contou com a presença de pró-reitores, membros da administração superior, professores e acadêmicos, além de alunos do doutorado.