Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes

Unimontes e prefeitura assinam convênio para residência multiprofissional em Taiobeiras

A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) assinou, na manhã desta terça-feira (19/1), convênio com o município de Taiobeiras para a realização do Programa de Residência Multiprofissional na microrregião do Alto do Rio Pardo, no Norte de Minas. A oferta é de nove vagas em três áreas: Odontologia, Enfermagem e Farmácia – três para cada área.

O documento foi assinado pelo reitor da Unimontes, professor João dos Reis Canela, e pelo prefeito de Taiobeiras, Danilo Mendes Rodrigues. A estrutura física do município na área da saúde foi determinante para o cumprimento dos critérios na oferta do programa de residência multiprofissional.

“O convênio permite a expansão da oportunidade de qualificação profissional, com ênfase ao modelo da Unimontes em promover as ações de interesse coletivo na região onde atua”, enalteceu o reitor João Canela.

Reitor João Canela e prefeito Danilo Mendes na assinatura dos termos

Para o prefeito Danilo Mendes, por si só, o convênio é uma inovação para a qualificação dos profissionais de saúde do Norte de Minas. “A qualificação está voltada para a rede de atenção primária, com a formação específica em Saúde da Família”, acrescentou.

Tutores do programa, os professores Andra Aparecida Dionizio Barbosa (Enfermagem) e Carlos Alberto Quintão Rodrigues (Odontologia) apresentaram no encontro parte do planejamento para as atividades, que terão início na primeira semana de março de 2016. Nos próximos dias, a coordenação, tutores e preceptores do programa se reúnem para a elaboração e divulgação do cronograma de atividades, com o anúncio da data para o processo de seleção. O professor Rafael Márcio dos Santos Souza será o tutor na área de Farmácia.

REALIDADES REGIONAIS

Segundo o professor Carlos Quintão, as Residências Multiprofissionais e em Área Profissional da Saúde foram criadas a partir da Lei Federal n° 11.129 de 2005, sendo orientadas pelos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), a partir das necessidades e realidades regionais e contam com o apoio do Programa Nacional de Bolsas para Residências Multiprofissionais e em Área Profissional da Saúde – Pro-Residências, dos Ministérios da Saúde e da Educação.

Também participaram da solenidade como representantes de Taiobeiras o diretor municipal do Departamento de Saúde, Eduardo Luís da Silva, e o coordenador de Atenção Primária, Edmar Rocha Almeida, além dos pró-reitores da Unimontes Hercílio Martelli Júnior (Pós-Graduação), Roney Versiane Sindeaux (Planejamento, Gestão e Finanças), João Felício Rodrigues Neto (Ensino) e Francely Aparecida dos Santos (adjunta de Ensino).

As atividades da Residência Multiprofissional em Taiobeiras serão desenvolvidas, com carga horária de 60 horas semanais e durante dois anos, em três Unidades da Estratégia Saúde da Família, no Hospital Santo Antônio (Pronto-Atendimento e Maternidade), CTI Adulto, CTI Neo-Natal (a ser inaugurado), Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), Centro de Atenção Psicossocial, Centro Viva Vida, Laboratório Municipal de Análises Clínicas, Rede Municipal de Farmácias e o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF).