Randolfo Diniz Rabelo (perito)

Conteúdo do Site Antigo

Unimontes e Polícia Civil sinalizam sobre convênio para Posto de Perícia Integrada

By DTI

July 29, 2013

Um convênio de cooperação técnica e financeira formalizará a parceria entre a Universidade Estadual de Montes Claros, Polícia Civil e Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (SETOP) para a consolidação do projeto de construção do novo Instituto Médico Legal (IML), com abrangência para atender vários municípios do Norte de Minas. O documento será formalizado a partir da análise jurídica e técnica dos parceiros envolvidos, mas a previsão é de que a obra seja iniciada já no ano que vem.

A questão foi tema de reunião na última sexta-feira (26/07), na qual o reitor João dos Reis Canela e integrantes da equipe de gestão (Recursos Humanos, Gestão, Jurídico e Engenharia) receberam o chefe da 11º Departamento de Polícia Civil de Montes Claros, delegado Rogério da Silva Evangelista, o delegado regional Giovani Siervi Andrade; o diretor de Contratos, Convênios e Serviços Gerais da Polícia Civil, Eduardo Souza Batista, e o assessor do Governo de Minas, Roberto Porto Fonseca.

O novo IML receberá o nome de Posto de Perícia Integrado (PPI), com investimentos da ordem de R$ 3 milhões, que permitirá a maior integração dos organismos de segurança e instituições de ensino superior. O assunto foi discutido numa primeira reunião, em fevereiro último. “Avançamos substancialmente, tendo em vista que a nova discussão passa a ser a elaboração e formalização dos termos do convênio para o novo IML”, frisou o reitor João Canela.

“É importante ressaltar que o posto concentrará as perícias especializadas, com equipamentos dos mais atuais para médicos legais e peritos”, disse o delegado Rogério Evangelista. Ele lembra que o Governo de Minas trabalha pela descentralização do serviço de perícia especializada, atualmente concentrado em Belo Horizonte.

“Prova disso está na confirmação para este ano do início das obras dos três primeiros PPIs no interior: Juiz de Fora, Uberlândia e Uberaba. Com o apoio pontual da Unimontes, além do trabalho de toda a equipe da Polícia Civil em nossa região, estamos bem confiantes para que a próxima unidade seja a de Montes Claros”, completou o chefe do 11º Departamento da Polícia Civil.

O assessor do Governo de Minas, doutor Roberto Fonseca não estabeleceu uma linha de tempo para que o projeto aconteça, até porque, comparado à proposta inicial, os custos estão sendo atualizados.

Com uma sede maior e uma rede regional de beneficiados para quase 100 municípios, o PPI em Montes Claros será instalado em espaço a ser cedido no campus-sede da Unimontes – como ampliação do atual IML. Contará com um anfiteatro para realização das necropsias, o que poderá melhorar a questão dos diagnósticos dos hospitais, além do acompanhamento dos referidos procedimentos. Com o passar do tempo, a demanda de serviços aumentou consideravelmente.