Reitor João Canela e vice-reitora Maria Ivete de Almeida em reunião com os chefes da Polícia Civil para o Norte de Minas e equipe técnica da Universidade (foto: Andrey Librelon)

Conteúdo do Site Antigo

Unimontes e Polícia Civil retomam projeto para construção do novo IML

By DTI

February 26, 2013

A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) reiniciou entendimentos com a Polícia Civil para viabilizar a construção do novo Instituto Médico Legal (IML) de Montes Claros. Na tarde dessa segunda-feira (25/02), o reitor João dos Reis Canela e a vice-reitora Maria Ivete Soares receberam o novo chefe do 11º Departamento de Polícia Civil de Minas Gerais , delegado Rogério da Silva Evangelista, para discutir como acontecerá a implementação do projeto.

Inaugurado há 13 anos, o atual IML funciona em espaço cedido no campus-sede, através de parceria entre a Unimontes e a Polícia Civil e atende mais de 90 municípios do Norte de Minas. Com o passar do tempo, a demanda de serviços aumentou consideravelmente.

Na proposta atualizada, o IML passaria a se chamar Posto de Perícia Integrado (PPI), com uma sede maior, que sugere a ampliação da rede de beneficiários, como os órgãos de segurança pública e as instituições de ensino superior, que utilizarão o espaço para prática de estágios acadêmicos.

PESQUISAS E PERÍCIAS

A primeira ação nesse sentido é de renovar o diálogo com o Governo de Minas para que sejam assegurados os recursos já liberados para o projeto – a construção da nova sede já foi aprovada e depende, agora, da correção dos valores. A Unimontes disponibilizará uma equipe técnica para analisar juridicamente os procedimentos de cessão do PPI, que funcionaria, ainda, como ponto de apoio para pesquisas e estudos, bem como para as análises periciais técnicas já realizadas pelo atual Instituto.

“Em agosto de 2012, nossa equipe formulou relatório e encaminhou parecer à Polícia Civil a respeito da retomada da obra. No documento constam informações pertinentes à aplicação de uma nova parceria”, pontuou o reitor João Canela.

Por sua vez, o delegado Rogério Evangelista falou sobre a importância da parceria com a Unimontes e destacou que já foram iniciados os levantamentos quanto às novas demandas e os custos atuais do projeto. Na oportunidade, agradeceu à Reitoria da Unimontes que mostrou interesse em dispor dos recursos humanos para atender à nova estrutura do PPI.

O PPI, como o novo IML será chamado, poderá contar ainda com um anfiteatro em suas instalações para realização das necropsias, o que poderá melhorar a questão dos diagnósticos dos hospitais, além do acompanhamento dos referidos procedimentos. Um novo encontro deverá acontecer nos próximos meses entre as instituições para consultas internas e, enfim, a cessão do terreno para a construção do Posto Integrado.

O pró-reitor de Planejamento, Gestão e Finanças Juventino Ruas de Abreu, o procurador-chefe Henderson Teixeira Ogando e o Diretor de Gestão de Campi, Giulliano Vieira Mota, integram a equipe técnica da Unimontes. Pela Polícia Civil, também participaram do encontro o delegado regional de Montes Claros, Giovanni Siervi Andrade, o legista Giuliano Flávio Gabrich, o perito criminal José Lucílio Nobre e o arquiteto Luís Cláudio Oliveira.