Numa iniciativa voluntária, os acadêmicos da Empresa Júnior de Economia (Economontes), da Universidade Estadual de Montes Claros, coordenam o projeto de educação em finanças pessoais para os assistidos e os seus pais e responsáveis no projeto Divina Providência (Centro de Formação Profissional de Montes Claros). As atividades foram abertas ao final de julho e prosseguem em agosto e setembro, na sede do projeto, no Bairro Augusta Mota.
Seis alunos do curso de Ciências Econômicas assumiram as atividades de cunho social, cujo objetivo é capacitar o público-alvo com noções básicas sobre gestão adequada de finanças. No Centro de Formação Profissional de Montes Claros, jovens vulneráveis socialmente e acima de 14 anos participam de cursos gratuitos nas áreas de auxiliar administrativo, cabeleireiro, estética facial e corporal, informática, manicure e padaria – todos com demanda no mercado de trabalho.
A Economontes é uma das seis empresas juniores vinculadas à Pró-Reitoria de Extensão. O ambiente associa o conhecimento à prática em projetos de extensão e consultorias nas diversas áreas acadêmicas para o público em geral. O atendimento mais recente foi nessa segunda-feira (12/8), com a participação do presidente da Divina Providência, empresário Paulo César Santiago. As atividades prosseguem nos dias 26 de agosto e 9 e 23 de setembro.
O professor Diogo Albuquerque é responsável pela coordenação dos trabalhos. Com a aposta no efeito multiplicador, quando os jovens repassam aos pais e responsáveis as informações sobre educação financeira, o projeto-piloto conta com duas turmas e, após a fase inicial, o planejamento prevê a ampliação em parceria com outros setores da Universidade.
SERVIÇO Projeto Finanças Pessoais Economontes – Empresa Júnior de Economia Local: Divina Providência Avenida Mestra Fininha, 2409 – Morada do Sol Público-alvo: jovens a partir dos 14 anos