Notícias

Unimontes e IFNMG mostram suas ações e avanços no ensino, pesquisa e extensão em estande compartilhado na 50ª Expomontes

By Fabricia Daniely Andrade Amaral

June 27, 2024

O público poderá participar de experiências interativas como o uso de óculos de realidade aumentada

A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) e o Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG) somam esforços, apresentando à comunidade os seus cursos e avanços nas atividades de extensão e pesquisa, bem como a prestação de serviços, em estande compartilhado na 50ª edição da Exposição Agropecuária de Montes Claros (Expomontes). A mostra agropecuária será aberta oficialmente pelo governador Romeu Zema nesta sexta-feira (28/06) e prosseguirá até o dia 7 de julho, no Parque de Exposições João Alencar Athayde.

Vice-reitor da Unimontes, Dalton Caldeira, o vice-governador Mateus Simões, o reitor da Unimontes, Wagner de Paulo Santiado e o presidente da Sociedade Rural, José Henrique de Carvalho Veloso – Foto: Ascom Unimontes

O evento marca a comemoração dos 80 anos da Sociedade Rural de Montes Claros, também parceira da universidade e organizadora da Exposição Agropecuária Regional. Professores, estudantes e bolsistas do IFNMG e da Unimontes estarão à disposição do público para apresentar e conversar com os visitantes do estande sobre as informações e os projetos das duas instituições.

O público participará de experiências interativas com o uso de óculos de realidade aumentada e verá como uma impressora 3D é capaz de criar objetos tridimensionais sólidos a partir de um modelo digital. Produtos regionais, como banana, cacau e fertilizantes, também serão expostos, a fim de destacar o papel do ensino, da pesquisa e da extensão em prol do desenvolvimento agrícola no Norte de Minas.

O reitor da Unimontes, professor Wagner de Paula Santiago, ressalta a importância das atividades conjuntas em prol do fortalecimento das duas instituições e do desenvolvimento regional. Ele também destaca a relevância do trabalho conjunto desempenhado pela Universidade e pelo Instituto Federal do Norte de Minas Gerais.

“Estamos entusiasmados com a parceria entre Unimontes e IFNMG na 50ª Expomontes. O estande compartilhado simboliza nosso compromisso em multiplicar resultados e contribuir para o desenvolvimento de Montes Claros e do Norte de Minas nas áreas de educação, pesquisa e tecnologia. Unindo forças, potencializamos nossas capacidades e oferecemos à comunidade inovações e conhecimentos que impulsionarão o progresso regional,” afirmou o reitor. “A nossa meta é repetir o sucesso que tivemos com a mesma iniciativa de mãos dadas com o IFNMG nas Expomontes de 2023, trazendo ainda mais avanços e soluções que beneficiem toda a população. Juntos, vamos construir um futuro mais promissor e sustentável para todos,” enfatiza o professor Wagner Santiago.

Estande compartilhado em 2023. – Foto Neto Macedo / Ascom Unimontes.

A importância da parceria com a Universidade Estadual de Montes Claros para a apresentação dos projetos e serviços para a comunidade no estande compartilhado na Exposição Agropecuária também é enaltecida pelo diretor-geral do IFNMG, professor Renato Cota.

“Estamos muito animados em participar da 50ª Expomontes. Os alunos estão muito motivados com a oportunidade de apresentar parte do que é desenvolvido aqui no campus, seja nas áreas de química, engenharia química e computação, e também nas áreas de robótica, marketing, prototipagem de produtos e desenvolvimento de kits didáticos. Teremos uma amostra do que acontece no ensino, na pesquisa e na extensão, com viés de inovação,” assegura. “Para nós, é uma grande satisfação desenvolver essa iniciativa junto com a Unimontes, que é nossa parceira. Empreendemos ações que visam a fortalecer o desenvolvimento do ensino, da pesquisa e da extensão na nossa região. E unir forças nesse momento é de grande relevância para todos,” conclui o diretor do IFNMG.

SAIBA MAIS – A estrutura da Expomontes

Promovida pela Sociedade Rural de Montes Claros, a 50ª Expomontes conta com 102 estandes, espaço para a agricultura familiar e de variedades. A expectativa é que a feira movimente R$ 400 milhões em negócios, com a geração de 5,2 mil empregos temporários. Durante a exposição, serão promovidos 10 leilões, com a previsão de comercializar 12 mil animais.