Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes

Unimontes e Escola de Saúde Pública reforçam parceria

Reunião alinhou prioridades das instituições para a expansão de parcerias (Léia Oliveira)

A Universidade Estadual de Montes Claros, através do Centro de Educação Profissional e Tecnológica (CEPT), incrementa as ações conjuntas com a Escola de Saúde Pública de Minas Gerais (ESP-MG) para a melhoria dos cursos de capacitação profissional das áreas vinculadas. O fortalecimento da parceria foi acertado em visita ao reitor da Unimontes, João dos Reis Canela, do diretor da ESP, Damião Mendonça Vieira, nessa segunda-feira (1º/08).

Foram discutidas as ações para a operacionalização dos cursos oferecidos por intermédio do Programa de Formação de Profissionais de Nível Médio para a Saúde (Profaps), do Ministério da Saúde. Nele, entre outros, são ministrados pela Escola Técnica de Saúde da Unimontes (ETS) e pela ESP-MG os cursos de Técnico de Enfermagem, Técnico em Higiene Dental (THD), Vigilância em Saúde, Gerência em Saúde, Radiologia e Hemoterapia.

Também foi discutida a proposta de fortalecimento da rede das Escolas Técnicas de Saúde inseridas no contexto do Sistema Único de Saúde (RET-SUS). O diretor da ESP-MG esteve acompanhado da superintendente de Educação daquela instituição, Luciana Tarbes Saturnino, e do professor João Batista Silvério, assessor da Secretaria de Estado de Saúde. Também participaram do encontro, pela Unimontes, a diretora do CEPT, Maísa Tavares de Souza Leite; o pró-reitor de Planejamento, Gestão e Finanças, Juventino Ruas Abreu Júnior;  o pró-reitor adjunto de ensino, Carlos Rogério Ladislau e a professora Maria Patrícia da Silva, da Estação de Pesquisa do CEPT.
 
SEQUÊNCIA DE TRABALHO

“A visita do diretor da Escola de Saúde Pública de Minas Gerais foi muito produtiva, como sequência ao trabalho em prol da formação de recursos humanos para a saúde. A nossa meta é o incremento da parceria entre a nossa Escola Técnica de Saúde e a ESP-MG. Pois, as duas instituições têm objetivos comuns”, avalia o reitor João dos Reis Canela.

Na mesma linha, o diretor Damião Mendonça Vieira ressaltou que a troca de experiência entre as instituições é muito importante, porque os desafios enfrentados são semelhantes. “Vamos formar uma comissão e levar ao sistema estadual de saúde propostas para resolver as principais dificuldades operacionais e permitir que todas as demandas da Secretaria de Estado de Saúde sejam cumpridas e também que os recursos do Profaps, do governo federal, sejam aplicados da melhor forma possível”, destacou Damião Vieira.

A superintendente de educação da ESP-MG, Luciana Saturnino, considerou que encontro foi de grande relevância para reforçar os termos da parceria que já existe entre a Escola de Saúde Púbica e a Unimontes. “A reunião foi produtiva e colabora para a contínua aplicação e distribuição dos recursos para educação permanente em saúde em Minas Gerais”, observou Luciana.