Em audiência

Conteúdo do Site Antigo

Unimontes e empresariado projetam parcerias a partir da produção acadêmica

By DTI

April 04, 2013

A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) desempenhará ações conjuntas com as empresas para colocar o conhecimento à disposição do setor produtivo e contribuir com o desenvolvimento regional. O assunto foi discutido durante o I Encontro de Interação Universidade/Empresa – UniEmpresas –, realizado na manhã desta quinta-feira (04/04), no Salão dos Conselhos da Reitoria (prédio 5, campus-sede). 

Na oportunidade, foram apresentados projetos de inovação tecnológica, processos e produtos desenvolvidos a partir de pesquisas e estudos da instituição, bem como propostas de implantação de cursos de interesse empresarial, juntamente com o trabalho de proteção do conhecimento e do registro de patentes. Um dos destaques para a linha de pesquisa que a Unimontes desenvolve para que frutos e plantas do cerrado sejam usados no tratamento da obesidade, diabetes e do câncer de pescoço. 

“A nossa universidade, ao longo de 50 anos, conseguiu delinear perspectivas alvissareiras para o Norte de Minas. A Unimontes sempre estabeleceu uma interrelação com a sociedade, mas um pouco acanhada. A partir de agora, queremos incrementar a parceria com a sociedade, em especial com o setor produtivo, com a implementação de ações conjuntas que possam contribuir com o desenvolvimento da região e do estado”, afirmou o reitor João dos Reis Canela, que presidiu o encontro. 

Leia também 

Participaram empresários e representantes de diversas entidades do setor produtivo, como a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg/Regional Norte),  Associação Comercial, Industrial e de Serviços (ACI) de Montes Claros,  Serviço Brasileiro de Apoio à Pequena e Micro Empresa (Sebrae),  Agência de Desenvolvimento do Norte de Minas (Adenor), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Coteminas, Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Sindicato do Comércio Varejista de Montes Claros e a Caixa Econômica Federal. 

Eles tiveram a oportunidade de conhecer as ações e projetos da Unimontes, apresentados por pró-reitores, pesquisadores e professores da instituição. A coordenadora geral do Sistema Mineiro de Inovação (SIMI), Brenda Alves, da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes), também fez uma breve apresentação das ações que o Governo de Minas realiza para aproximar universidades e empresas. 

APLAUSO À INICIATIVA – Ao final do encontro, o gerente Regional do Sebrae, Cláudio Luiz de Souza Oliveira, destacou a importância da iniciativa da Unimontes em buscar maior aproximação com o empresariado. “O Sebrae sempre procurou promover a integração entre empresas e a academia. Temos muito interesse em qualquer ação que venha incentivar a inovação, detectar as demandas empresariais e valorizar a produção do conhecimento”, afirmou. Ele adiantou que, nesta semana, o Sebrae e a Unimontes formalizaram uma parceria para que os projetos de extensão das áreas de Ciências Contábeis, Economia e Administração sejam transformados em consultoria e gestão aos micro e pequenos empresários: “uma forma racional de mantê-las no mercado; e com competitividade”. 

O dirigente regional da Fiemg/Norte, Adauto Marques Batista, ressaltou que a Universidade Estadual de Montes Claros tem uma atuação determinante no processo de desenvolvimento regional.  “A história do Norte de Minas se divide em duas: antes e depois da criação da Unimontes”, disse. Ele salientou que a região viveu um processo de desenvolvimento nas décadas de 1960 e 1970 com a chegada dos investimentos incentivados pela Sudene e, agora, experimenta uma nova fase de crescimento com a instalação de grandes empreendimentos industriais (Alpargatas e Case New Holland) e a descoberta de uma nova fronteira mineral (gás natural e minério de ferro). 

“Não é exagero algum dizer que o Norte de Minas vive sua segunda revolução industrial. A proposta de aplicação das pesquisas e estudos da Unimontes no sistema produtivo das empresas é de suma importância nesse contexto porque propõe a formação e qualificação dos recursos humanos”, disse o presidente da Fiemg/Norte. O gerente regional da superintendência regional da Caixa – Norte de Minas -, Gustavo Knupfer Coutinho, destacou a iniciativa, tendo em vista que a instituição tem linha de financiamento para os novos empreendedores.

Já o secretário-adjunto de Desenvolvimento Econômico de Montes Claros, Ariovaldo Melo Filho, destacou a importância do encontro promovido pela Unimontes para que o conhecimento produzido na instituição seja colocado à disposição das empresas. “Estive na iniciativa privada por décadas e o acesso às tecnologias era restrito e oneroso. Aproximar as empresas da ciência é uma forma de derrubar esses obstáculos e é que o que a Unimontes está fazendo”, finalizou.