Conteúdo do Site Antigo

Unimontes e comunidade lamentam a perda do professor e cirurgião Geraldo Mota

By DTI

August 31, 2015

A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) e a comunidade de Montes Claros lamentam a perda do professor aposentado e médico cirurgião Geraldo de Oliveira Mota. Ele faleceu domingo (30/8) à noite, aos 71 anos, em decorrência de septicemia. O corpo está sendo velado no Velório 3 do Serviço Funerário da Santa Casa de Montes Claros e o sepultamento está marcado para o final da tarde desta segunda-feira.

Geraldo Mota ingressou na carreira docente do curso médico da Universidade Estadual de Montes Claros na década de 1970, na época da Faculdade de Medicina do Norte de Minas (Famed), unidade da antiga Fundação Norte Mineira de Ensino Superior (FUNM) – transformada na atual Unimontes pela Constituição Mineira de 1990.

Ele era titular da cadeira de Clínica Cirúrgica e também atuava como médico-cirurgião do Hospital Universitário Clemente de Faria. Aposentou-se da Universidade em 2013. Também fazia parte do corpo clínico da Santa Casa de Montes Claros.

O trabalho e o legado deixado pelo professor e cirurgião Geraldo Mota são enaltecidos pelo reitor da Unimontes, professor João dos Reis Canela, também médico clínico geral. Ele ressalta que o profissional teve uma grande importância na formação de novos médicos na região, especialmente na área de cirurgia.

“Geraldo Mota foi um exemplo de profissional e de dedicação à medicina. Durante a sua longa e expressiva trajetória, ele sempre pontuou pela ética, praticada com o sentimento intrínseco de defesa da vida. Ele sempre foi um cidadão exemplar, sensível à fragilidade humana, curvando-se às recomendações básicas determinadas pelo sofrimento humano. Desta forma, sempre atuou no sentido de minorar o sofrimento do seu semelhante. Foi humilde nos limites da humildade e altivo na defesa incondicional dos sentimentos dos seus pacientes”, afirma o professor João Canela.

O reitor lembra que o professor Geraldo Mota sempre mereceu o respeito e a admiração dos acadêmicos e residentes. “Ele sempre esteve ao lado dos estudantes e residentes, reconhecendo as suas potencialidades, semeando o respeito e o carinho, sempre disponível para as orientações, tanto nos momentos simples como nas horas mais difíceis”.

Ele enfatizou que “o professor Geraldo Mota foi um baluarte da medicina. Fez da clínica cirúrgica um instrumento de dedicação e eficiência”. Desta maneira, ressalta João Canela, “a Universidade Estadual de Montes Claros presta homenagem a esse benfeitor, manifestando sentimentos de imenso pesar a toda sua família”.