Conteúdo do Site Antigo

Unimontes e comunidade científica perdem o professor Ivo das Chagas

By DTI

March 16, 2018

Faleceu nesta sexta-feira (16/3), aos 85 anos, em Montes Claros, o professor emérito da Unimontes, Ivo das Chagas, reconhecido como um dos maiores estudiosos sobre Cerrado no Brasil e a Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, com trabalhos de referência mundial sobre a geografia tropical, ecologia vegetal, cartografia e organização do espaço. Na Universidade, atuou como docente da então Fundação Norte Mineira de Ensino Superior (FUNM), posteriormente no Departamento de Geociências, foi pró-reitor de Pesquisa e coordenador do campus de Pirapora. Teve atuação destacada também em órgãos e cargos públicos dos governos federal e estadual.

O velório acontece na Funerária Santa Clara, na Avenida João XXII, em Montes Claros, até as 14 horas. O professor será velado também em Pirapora, cidade norte-mineira onde residiu por vários anos. O sepultamento também ocorrerá em Pirapora, às 8 horas deste sábado.

“O professor Ivo das Chagas é, reconhecidamente, um benemérito da causa acadêmica, com profunda dedicação às ciências humanas na transformação do espaço e da sociedade. Deixa-nos contribuições e a certeza de que podemos atuar na melhoria das pessoas”, considerou o reitor em exercício da Unimontes, professor Antonio Alvimar Souza, em mensagem à comunidade acadêmica. A reitoria decretará luto oficial por três dias.

Em nome dos companheiros do Departamento de Geociências, a professora Maria Ivete Soares de Almeida, destacou o legado de grande sabedoria, humildade e principalmente de conhecimento do cerrado que o professor Ivo das Chagas deixa para a ciência.

“É uma perda irreparável para a ciência brasileira, mas, ao mesmo tempo, nos confortamos sabendo do conhecimento que ele nos deixou. Como geógrafos, encontramos no professor Ivo das Chagas uma fonte de inspiração e de conhecimento com extrema propriedade, não somente sobre o cerrado e o Rio São Francisco, mas da geografia como um todo”, completou.

Para o pesquisador, o cerrado deve ser visto como “pai das águas”, especialmente para o sertão brasileiro. “O professor conhecia como ninguém cada forma de relevo e cada espécie vegetal sobre o Rio São Francisco e sua bacia, além de ser um exímio lutador pela causa ambiental na revitalização do rio e na melhoria da qualidade de vida dos ribeirinhos”, completou Ivete.

TRAJETÓRIA DE IVO DAS CHAGAS

Nascido em 1933, no município de São Romão (Norte de Minas), o professor Ivo das Chagas era graduado em Geografia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com pós-graduação em Geografia e Ecologia Vegetal pela Universidade de Bordeaux (França).

Em 2006, foi homenageado como Professor Emérito da Universidade. Em 2011, foi homenageado como Patrono Geral de todos os cursos de graduação da Unimontes. Ivo das Chagas foi coordenador do programa de Educação Ambiental da Secretaria Especial do Meio Ambiente do Ministério do Interior (1982), membro do Conselho Consultivo Interministerial de Ciência e Tecnologia do Grande Carajás (1982), secretário-adjunto de Ecossistema, da Secretaria Especial de Meio Ambiente do Ministério do Interior (1983/1984) e conselheiro da Câmara de Bacias Hidrográficas do Conselho Estadual de Política Ambiental – Copam (1988/1989).

Também era integrante do Instituto Histórico e Geográfico (IHG) de Montes Claros. Em 2011, ele recebeu a Medalha da Inconfidência, do Governo do Estado.