Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes

Unimontes e Banco do Nordeste abrem perspectivas para parcerias em empreendedorismo e inovação

Professores e acadêmicos atuariam na identificação de potenciais regionais em StartUps que possam ser atendidos por modalidades de financiamento do BNB

A Universidade Estadual de Montes Claros e o Banco do Nordeste iniciaram os entendimentos para, em breve, viabilizar parcerias nas áreas de empreendedorismo e inovação. A primeira roda de conversa neste sentido foi realizada nessa terça-feira (12/4), entre a Pró-Reitoria de Pesquisa da Unimontes e representantes do Hub de Inovação do Banco do Nordeste (Hubine), com sede em Salvador (Bahia).

Entre os objetivos iniciais, a Unimontes sugere criar oportunidades para novas experiências na formação profissional de acadêmicos de graduação e pós-graduação, com o apoio a projetos de incentivo ao empreendedorismo ou mesmo acesso às visitas dos ambientes de inovação do BNB. Outra possibilidade está na identificação de demandas da região e que possam ser atendidas por alguma modalidade de financiamento do BNB.

O gerente executivo do Hubine/Salvador, Gabriel Melo Salgado, e o gerente de Projetos e Serviços, Josias Ribeiro de Souza Júnior, fizeram as explanações sobre os incentivos que o Banco do Nordeste viabiliza em seus editais de financiamento, por meio de linhas de pesquisa, taxas de juros subsidiadas, linhas de crédito, dentre outros.

Gabriel Melo Salgado e Josias Ribeiro Júnior, gerentes do Hubine do Banco do Nordeste (Fotos: Christiano Jilvan)

Em geral, explica Gabriel Salgado, são priorizadas iniciativas de fomento às Startups associadas à educação empreendedora, microfinanças, inovações para micro e pequenas empresas, e a busca por talentos em inovação e empreendedorismo.

PONTOS ACORDADOS

Pela Unimontes, o encontro contou com a participação dos pró-reitores de pesquisa: professora Clarice Diniz Alvarenga Corsato e professor Rafael Duarte de Moura (adjunto), e professora Sara Antunes de Souza, coordenadora de Inovação Tecnológica, e os professores Sidinéia Maria de Souza, Nayana Rosa e João Carneiro Netto, que fazem parte da equipe da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica (Inemontes).

Um dos pontos acordados foi a realização de workshops online entre a Unimontes e o BNB para discussões permanentes sobre os temas citados, e novos alinhamentos para a promoção de palestras sobre as iniciativas de empreendedorismo e inovação do Banco.

Dessa forma, a Universidade seria mais um agente na consultoria e no desenvolvimento de projetos ligados à vocação social e econômica de sua área de abrangência.

Ainda entre as potenciais parcerias com o BNB, os professores da Universidade Estadual de Montes Claros sugeriram um trabalho dirigido à comunidade em geral, com apoio do grupo Norte Valley – Ecossistema de Empreendedorismo e Inovação do Norte de Minas, que agrega vários atores dedicados ao desenvolvimento regional, com o intuito de popularizar as informações de acesso aos programas financiados pelo Banco.