Conteúdo do Site Antigo

Unimontes e a Sociedade Rural: potencial da Universidade será mostrado na Expomontes

By Ana Elisa Carvalho de Navarro

February 25, 2019

A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) marcará presença na 45ª Exposição Agropecuária Regional de Montes Claros, que acontecerá no período de 28 de junho a 7 de julho. A participação da instituição no evento faz parte de parceria entre a Unimontes e a Sociedade Rural de Montes Claros, que foi  definida durante visita de cortesia do reitor da Universidade, professor Antonio Alvimar Souza, à diretoria da entidade classista, na manhã desta segunda-feira (25/02).

O reitor foi recebido pelo presidente da Sociedade Rural, José Luiz Veloso Maia, em encontro na sede da entidade, no Parque de Exposições João Alencar Athayde. Ainda participaram da reunião os integrantes da diretoria da Sociedade Rural: Norberto Assis (diretor Financeiro), Durval Júnior (diretor Secretário) e Gabriel Pimenta (coordenador geral). O professor Antonio Alvimar Souza esteve acompanhado do coordenador de Gestão Estratégia da Unimontes, Otávio Braga Lima.

Na oportunidade, o reitor Antonio Alvimar Souza enfatizou que a  parceria com a Sociedade Rural faz parte da proposta da atual gestão da Unimontes (empossada em dezembro de 2018) de implementar uma “universidade sem muros”, com o desenvolvimento de trabalho conjunto com outras instituições, buscando a ampliação das suas atividades e a melhor prestação de serviços à comunidade.

Ele ressaltou que enxerga a Expomontes como uma oportunidade para a divulgação e o compartilhamento das ações da universidade junto á comunidade e também junto à classe produtora, como já acontece na Exposição Agropecuária de Janaúba. Destacou que durante a Expomontes a instituição superior poderá realizar  ciclo de palestras com seus pesquisadores e apresentar ofertas de serviços por profissionais da área de saúde saúde (incluindo médicos, odontólogos, enfermeiros e técnicos) e os diversos programas e projetos nas áreas de pesquisa, ensino e extensão, entre outras ações.

O reitor lembrou que no seu estande na Expomontes, a Universidade Estadual de Montes Claros poderá mostrar os projetos de pesquisa voltados para a melhoria das condições da produção agrícola e para superação das adversidades climáticas no Norte de Minas, desenvolvidos por intermédio dos professores e acadêmicos dos cursos da área de Ciências Agrárias, ministrados no Campus de Janaúba.

Além do curso de Pedagogia, são ofertados pela Unimontes oferta em Janaúba os cursos de graduação de Agronomia e Zootecnia e os cursos de pós-graduação Stricto Sensu Zootecnia (mestrado) em Produção Vegetal no Semiárido (mestrado e doutorado). Ainda na área da produção agrícola, a Universidade Estadual de Montes Claros ministra o curso de TEcnologo em Agronegócio no Campus de Paracatu (Noroeste do estado).

O presidente da Sociedade Rural, José Luiz Veloso Maia, enalteceu a importância da parceria com a Unimontes. Destacou também s relevância da participação da instituição na 45ª Expomontes, que marcará a comemoração dos 75 anos de criação da Sociedade Rural. “Sempre foi um desejo nosso contar a presença da Unimontes na exposição agropecuáriade Montes Claros. A Unimontges é a principal universidade pública da região e precisa mostrar para a comunidade todo o seu trabalho e suas potencialidades. Por isso, ela é muito bem-vinda em nossa exposição”, afirmou José Luiz Veloso Maia.

A EXPOMONTES

A Exposiçao Agropecuária de Montes Claros é apontada como um dos maiores eventos agropecuário do interior mineiro, somando, em média, 350 mil visitantes em cada edição anual. A Expomontes conta com cerca de 70 estandes de diversos segmentos como comércio, indústria e serviços. São apresentados projetos para agricultores, horta agroecológica, máquinas agrícolas de alta tecnologia, construção civil e pavimentação, vestuário, eentre outras.

A 46ª Expomontes está marcada para o período de 28 de junho a 7 de julho. Cojnforme a Sociedade Rural, que organiza o evento, durante 10 dias, haverá exposição técnica, leilões, shows, feira da agricultura familiar, seminários, visitas técnicas, “dia de campo”, ações de e inclusão social, competições e julgamento de animais voltados o melhoramento genético, fomento ao financiamento de investimentos no campo. E ainda: parque de diversões, área de gastronomia, mini-fazenda, exposição e comercialização de produtos e implementos agrícolas.