A Universidade Estadual de Montes Claros alcançou o quarto melhor índice de aprovação entre as 117 instituições mineiras de ensino superior no resultado preliminar do exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), divulgado na última sexta-feira (23). O aproveitamento é de 43,9%. Neste mesmo relatório, a Unimontes se destaca em nível nacional, sendo a 29ª colocada entre as 50 melhores de todo o País e a sexta mais bem ranqueada se analisados somente os índices entre as universidades estaduais.
O ranking mineiro com as cinco primeiras colocadas no exame da OAB tem as Universidades Federais de Minas Gerais (UFMG), com 64,71%; de Juiz de Fora (UFJF), com 60%; de Viçosa (UFV), com 53,85%; Unimontes (43,9%) e a Faculdade de Direito Milton Campos – Belo Horizonte (43,33%).
Sobre o bom rendimento da Unimontes em mais um “Exame da Ordem”, o diretor do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), o professor Paulo César Mendes Barbosa, lembra que a instituição “já possui um histórico de resultados expressivos, tanto junto à OAB como em diversos concursos públicos no Estado e no País”.
Outro ponto positivo, na avaliação do professor, está no serviço de atendimento jurídico desenvolvido pelos acadêmicos, no qual os professores-orientadores têm sempre um grupo reduzido de trabalho. “Essa proximidade entre docentes e alunos é um dos diferenciais da Unimontes na formação dos futuros profissionais se comparada às demais instituições”, observa o diretor.
Conforme estudo da própria OAB, na comparação entre todas as edições do chamado “Exame da Ordem”, a Unimontes detém o 27º melhor aproveitamento em todo o País.
PALAVRA DA OAB
Presidente da 11ª Subseção da OAB Montes Claros, Álvaro Guilherme Ribeiro Matos não se vê surpreso com a posição alcançada pela Unimontes nos rankings estadual e nacional do exame da Ordem. Como destaque, cita a qualificação do corpo docente do curso de Direito, “composto por professores que são referência em suas respectivas áreas profissionais”.
Álvaro Guilherme também aponta o resultado obtido pela Unimontes em destaque nacional como consequência “do compromisso que os acadêmicos têm com os estudos, às vezes superando contratempos, e dos esforços pela melhor qualificação, participando ativamente de estágios e programas de extensão”.
São realizados a cada ano três exames da Ordem. O resultado divulgado nessa sexta-feira (23) refere-se ao 1º deles, realizado no primeiro semestre, do qual participaram bacharéis pela Unimontes e acadêmicos dos últimos dois períodos dos cursos de Direito. Em outubro próximo, será divulgada a nota referente ao segundo exame da OAB/2011 e, logo em seguida, acontecerão as provas da primeira etapa do terceiro exame anual.