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Unimontes discute regras e procedimentos para atividades laboratoriais com uso de produtos controlados pelo Exército e Polícia Federal

By Andrey Librelon

November 09, 2021

Membros da Gestão Superior da Unimontes participaram na manhã desta terça-feira (9) de uma apresentação sobre as regras e procedimentos para atividades laboratoriais com uso de produtos controlados pelo Exército e Polícia Federal. O encontro foi mediado pela vice-reitora, professora Ilva Ruas de Abreu. As regras e os procedimentos foram apresentados pelo professor Nelson de Abreu Delvaux, doutor em agroquímica pela Universidade Federal de Viçosa e mestre em Zootecnia pela Unimontes.

Nelson de Abreu Delvaux é especialista no assunto. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química e tem atuado principalmente com assuntos relacionados à carga microbiana, análise química e sanitário públicos.

Dentre os pontos destacados durante o encontro, o professor Delvaux destacou a importância que a instituição deve dar ao controle dos estoques e aquisição dos produtos dessa natureza. Importante destacar que os produtos são utilizados nas atividades de ensino, pesquisa e nos procedimentos do Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF).

COMISSÃO PRÓPRIA

As Pró-reitorias de Ensino e Pesquisa darão início no levantamento dos laboratórios bem como nos itens consumidos. A partir dessa ação será constituída uma comissão para a elaboração do Procedimento Operacional Padrão (POP).

Entre as recomendações para o plano conjunto de ação das Pró-reitorias está a orientação para o trabalho com assinaturas digitais para a formalização dos procedimentos; listagem de compostos utilizados na instituição;, elaboração de Manual de Procedimentos Operacionais Padrão; Relação de procedimentos realizados com os produtos controlados por laboratório; Construção das unidades de armazenamento dos compostos; Indicação de controladores em cada campus; aquisição de EPIs e EPC’s necessários; criação de um setor para controle de planejamento ambiental com o objetivo de controlar a utilização dos compostos químicos na instituição e gerenciamento dos resíduos.

A criação do grupo de trabalho formado por especialistas no assunto terá também a finalidade de propor normas para o armazenamento e utilização destes materiais, observando a adequação da legislação vigente.

Entre os encaminhamentos do encontro, ficou acertada a criação posterior de uma comissão própria composta por especialistas e profissionais da Universidade, responsáveis técnicos pelos laboratórios. Caberá a esta comissão proceder o levantamento dos responsáveis pelos espaços, a lista dos reagentes e a formação de uma equipe de trabalho que formalizará uma proposta de estruturação do tema na universidade.