Professor Emídio Cantídio de Oliveira Filho durante encontro com coordenadores de pós-graduação (foto: Andrey Librelon

Conteúdo do Site Antigo

Unimontes discute metas para o incremento da pós-graduação com ex-diretor da Capes/MEC

By DTI

September 27, 2012

As ações a serem desenvolvidas para que a Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) possa incrementar os cursos de pós-graduação Stricto sensu foram discutidas na instituição, na manhã desta quinta-feira (27/09), durante encontro com o professor Emídio Cantídio de Oliveira Filho,  ex-diretor do programa de bolsas da Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do MEC.  A reunião foi realizada no  Salão dos Conselhos, com  a participação dos pró-reitores Vicente Ribeiro Rocha Júnior (Pesquisa) e Hercílio Martelli Júnior (Pós-Graduação), juntamente com os coordenadores dos cursos de mestrados e de doutorado da universidade.

O professor Emídio Cantídio de Oliveira Filho também é ex-reitor da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), onde continua desenvolvendo atividades docentes. Ele visitou a Unimontes como um dos convidados para o VI Fórum de Pesquisa, Ensino, Extensão e Gestão (Fepeg), iniciado quarta-feira (26/09) e que prossegue até sábado (29), com cerca de 1,1 mil participantes, entre professores, pesquisadores e acadêmicos.  Ele proferiu a conferência de abertura do fórum sobre o tema  “Os avanços da Pós-graduação Brasileira”.

Durante o encontro com os Pró-reitores de Pesquisa e de Pós-Graduação e com os coordenadores dos cursos de mestrados e doutorado, o ex-diretor de programas da Capes/MEC fez uma abordagem sobre o incentivo à pós-graduação Stricto sensu nas universidades brasileiras. Ele destacou as estratégias que devem ser adotadas para a implementação dos cursos, assim como os mecanismos necessários para se buscar a qualidade e os conceitos máximos nos sistemas de avaliação. “Um dos primeiros aspectos a serem observados é a necessidade de coesão dos professores envolvidos na criação dos projetos dos cursos de mestrado e doutorados”, afirmou Emídio Cantídio.