Conteúdo do Site Antigo

Unimontes discute criação de curso de extensão em cinema

By DTI

April 25, 2018

Montes Claros deverá receber um curso de extensão em cinema, a ser criado pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). A proposta começou a ser discutida na última semana, durante a roda de conversa “Produção de Cinema”, no Centro Cultural Hermes de Paula. O evento foi realizado dentro da programação da 3ª Mostra de Montes Claros, que teve como tema “Do Sertão para o Mundo”, sob organização da Secretaria Municipal de Cultura e pelo Cineclube Cinema Comentado. A Unimontes, por intermédio da Pró-Reitoria de Extensão e do Centro de Comunicação e Referência Audiovisual (CCRAV), vinculado à Pró-Reitoria de Pesquisa, foi uma das apoiadoras da iniciativa.

Durante a roda de conversa, promovida na sexta-feira (20/4), o tema “Produção de Cinema” foi abordado pela produtora Vânia Catani (da Bananeira Filmes), com a participação dos coordenadores do Cinema Comentado Cineclube, Fabrício Tolentino e Elpídio Rocha Neto. Grande homenageada da 3ª Mostra de Cinema, Vânia Catani é natural de Montes Claros e já produziu 22 filmes e conquistou diversos prêmios em festivais nacionais e internacionais. Uma das suas produções exibidas na mostra foi o premiado longa-metragem “O Palhaço”, dirigido por Selton Mello. Ainda durante o evento, foram apresentados outros filmes da produtora: “Todos os Paulos do Mundo”, “Mate-me Por Favor”, “Redemoinho”, “Favela on Blast”, “Narradores de Javé” e “Desert”.

DEFESA

Vânia Catani participou de um debate com a plateia. Ela defendeu a ideia da criação do curso de cinema em Montes Claros. Presente no evento, a pró-reitora de Extensão da Unimontes, professora Jussara Maria de Carvalho Guimarães, ressaltou a importância da proposta e informou que a Universidade se dispõe a desenvolver o projeto para implantar o curso de extensão em Cinema.

No debate no Centro Cultural, a produtora ressaltou a importância de um curso na área cinematográfica. “Temos, atualmente, um mercado na área de cinema que está em crescimento. E uma cidade de porte médio como Montes Claros não pode fechar os olhos para esse mercado”, afirmou. Vânia lembrou que a cidade tem uma grande formação cultural, talentos na área musical e também pessoas com vocação para o cinema.

“Acredito que Montes Claros é uma cidade de 400 mil habitantes que conta com plenas condições de desenvolver produções de cinema”, enfatizou Catani. “A produção audiovisual é indústria, cultura e identidade. Montes Claros tem grande vocação para essas três coisas”, disse, ao lembrar que a cidade possui uma rica memória, tradições e personalidades que podem ser focalizadas nas produções cinematográficas, sejam em documentário, curtas e/ou longas-metragens.

A pró-reitora Jussara Guimarães disse que a Unimontes vai elaborar a proposta de criação do curso de extensão em cinema. Para isso, contará com o apoio da própria produtora Vânia Catani, que já se dispôs a contribuir diretamente com o projeto. A iniciativa será discutida por um grupo de professores e pessoas ligadas à produção audiovisual, marcada para esta sexta-feira (27/4), no prédio 3 do campus-sede.

De acordo com a pró-reitora, o curso deverá ser estruturado no formato modular. O número de vagas e conteúdo programático ainda serão definidos.