Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes

Unimontes contribui para a melhoria do ensino das artes na educação básica


Instituição conta com os cursos de Artes Visuais, Artes/Música e Teatro

A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) qualifica profissionais para atuar como professores da educação básica na área artística, por meio dos cursos de graduação de Artes Visuais, Arte/Música e Teatro. Desta forma, a instituição contribui diretamente para a difusão do conhecimento das artes.

Uma prova dessa contribuição foi que, recentemente, quatro egressas do curso de Artes Visuais da Unimontes foram aprovadas em concurso público para professores para a rede pública estadual, promovido pelo Governo do Estado de Minas Gerais. Elas foram nomeadas para atuar em escolas estaduais do Norte de Minas.

A chefe do Departamento de Artes da Universidade, professora Maristela Cardoso da Mata ressalta que o estudo das artes tem grande importância no desenvolvimento dos cidadãos. “O estudo das artes promove o desenvolvimento de diversas habilidades que se refletem ao longo da vida de uma pessoa”, afirma a professora e Maristela Cardoso.

“Ao imitar a realidade da vida, a arte trabalha as questões individuais e coletivas da vivência humana. Desenvolve a capacidade de auto expressão e facilita ao indivíduo se situar no mundo que o envolve, se expressando compreendendo e contribuindo para um universo melhor, agradável e sensível”, observa a chefe do Departamento de Artes da Unimontes.

Ela salienta quer o conhecimento das artes permite que as pessoas possam ampliar os seus horizontes. “A visão se expande, qualifica a rotina, cresce de forma rica e robusta a partir do momento em que o ser humano conhece a si, ao outro e por feliz consequência, ao mundo”, avalia.


HISTÓRICO DAS ARTES NA UNIMONTES

O curso de Artes da Unimontes foi criado em 1987, quando foi fundada a Faculdade de Educação Artística (Faceart), uma das unidades da antiga Fundação Norte de Ensino Superior (FUNM), atual Universidade Estadual de Montes Claros.

Em 1994, com a reorganização administrativa da Unimontes, por meio da Lei Estadual 11.517, as antigas faculdades foram substituídas pelos centros de ensino. Com alteração administrativa, a Faceart foi incorporada ao Centro de Ciências Humanas (CCH), juntamente com a antiga Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (Fafil).

Inicialmente, o curso de Artes contava com as habilitações de Artes Visuais, Artes/Música e Teatro. Atualmente, a Unimontes conta com três cursos distintos, com duração de quatro anos (oito períodos): Artes Visuais, Artes/Música e Teatro. Nas três graduações, a Universidade totaliza 219 alunos.

Nos três cursos, a Universidade oferece 76 vagas, anualmente: Artes Visuais (30 vagas), Artes Música (25) e Teatro (21 vagas). As atividades são desenvolvidas no campus-sede, em Montes Claros.