Vista aérea do campus-sede. Universidade reforça suas atividades nas áreas do ensino

Conteúdo do Site Antigo

Unimontes completa 51 anos nesta sexta-feira

By DTI

May 22, 2013

A Universidade Estadual de Montes Claros completa nesta sexta-feira, 24 de maio, 51 anos de ensino superior público. Em 24 de maio de 1962, foi criada a Fundação Norte Mineira de Ensino Superior (FUNM), transformada na atual Unimontes por intermédio da Constituinte Mineira de 1989.

O aniversário da Unimontes será comemorado com um culto ecumênico, às 9 horas, no auditório Mário Ribeiro da Silveira, no prédio 6 do campus-sede. Participam integrantes da gestão superior, professores, servidores técnico-administrativos, acadêmicos e convidados.

Às 10 horas, acontece a solenidade oficial que marcará o início das obras de construção do auditório da Unimontes, em terreno ao lado do Restaurante Universitário, próximo à entrada principal do campus (Rua Santa Lúcia, bairro Todos os Santos). Será feito o lançamento da pedra fundamental do auditório, que terá capacidade para 750 lugares e deverá ser concluído até meados de 2014.

Orçada em R$ 4,68 milhões, a obra será custeada pelo Governo do Estado. As obras da primeira etapa compreendem a fundação, levantamento da estrutura física, cobertura, instalações sanitárias, hidráulicas e elétricas e parte do acabamento (piso e vidros) do prédio, que terá 1.918 m² de área construída. Os trabalhos dessa fase envolvem recursos da ordem de R$ 1.789.393,39 e deverão ser concluídos até o final do ano.

A atuação da Universidade

Em seus 51 anos de atuação, a Universidade Estadual de Montes Claros reforça suas atividades nas áreas do ensino, pesquisa, extensão e de prestação de serviços. A instituição atua, prioritariamente, na vasta região do Norte de Minas, que abrange, atualmente, uma área superior a 196 mil km², correspondente a 40% da área total do Estado, incluindo as regiões Norte e Noroeste e os Vales do Jequitinhonha, do Mucuri e do Urucuia. Alcança 342 municípios e atende potencialmente uma população que ultrapassa a dois milhões de habitantes.

Além dos cursos do campus-sede, a Universidade conta com os campi em Almenara, Bocaiúva, Brasília de Minas, Espinosa, Janaúba, Januária, Paracatu, Pirapora, Salinas, São Francisco e Unaí. Mantém ainda o Núcleo de Joaíma.

A comunidade discente é formada, atualmente, por 12.661 alunos em 191 cursos, sendo 52 regulares de graduação e os demais nas modalidades modulares, licenciatura, a distância (graduação), técnico-profissionalizantes (presenciais e a distância), pós-graduação Lato sensu (presenciais e a distância) e Stricto sensu (próprios e interinstitucionais). A Unimontes ultrapassou a marca de 50 mil profissionais graduados em seus diversos cursos, de dezembro de 1966 a dezembro de 2012. Nos seus processos seletivos, atualmente, são preenchidas 2.441 vagas anuais nos cursos de graduação.

A educação a distância consiste num dos destaques da atuação da universidade. As ações são incrementadas por intermédio do programa da Universidade Aberta do Brasil (UAB), desenvolvido em parceria com o Ministério da Educação, com o total de 1.228 alunos matriculados, oriundos de 14 municípios. Outros 1.777 alunos são matriculados em cursos de pós-graduação a distância.

Pesquisa

A Unimontes também incrementa a investigação científica e tecnológica, com estímulo permanente à iniciação científica e à integração com a graduação. Atualmente, a universidade conta 45 grupos de pesquisa e 160 linhas de pesquisa, totalizando 527 projetos de pesquisa aprovados.

São implementados projetos de pesquisa de interesse regional com sugestão de soluções para os problemas e a melhoria da qualidade de vida. As ações na área são reforçadas com o apoio de organismos estaduais e federais de fomento à pesquisa, como a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Também é dada prioridade à extensão universitária. São desenvolvidos diversos programas, projetos, cursos e eventos, como “Unimontes Solidária”, “Unirmontes”, “Vida Presente” e o Serviço de Assistência Jurídica (SAJ) Itinerante. Outro destaque é o Programa Poupança Jovem, desenvolvido em parceria com o Governo do Estado.

Hospital genuinamente público

Na mesma perspectiva de avanço, é ampliada a prestação de serviços à comunidade na área de saúde, por intermédio do Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF), único genuinamente público em Montes Claros e em vasta região geográfica do Estado, que atende exclusivamente através do Sistema Único de Saúde (SUS). Com os títulos de reconhecimento nacional e internacional, como Hospital Amigo da Criança, Maternidade Segura e o Prêmio Galba de Araújo, oferece atendimento de qualidade comprovada e realiza, anualmente, em média, mais de 400 mil procedimentos médico-hospitalares.

O Hospital Universitário possui 171 leitos e dispõe de outros 10 leitos do Serviço de Internação Domiciliar – HU em Casa –, pioneiro na região. Nas áreas de urgência e emergência conta com UTI Neonatal e Pediátrica, uma Unidade de Cuidados Intensivos para Adulto e Pronto-Socorro 24 horas. Foi o primeiro hospital em Minas Gerais a implantar a classificação de risco com base no protocolo de Manchester.

Nas áreas de ensino e pesquisa dispõe de um Centro de Ensino Multiprofissional com toda infraestrutura necessária para atendimento aos alunos de mestrados e doutorado, além de oferecer Residências Médicas em Anestesiologia, Cirurgia, Geriatria, Ginecologia/Obstetrícia, Otorrinolaringologia, Pediatria, Psiquiatria e Saúde Coletiva e Multiprofissional (enfermeiro, médico e cirurgião-dentista). Em 2012, foi iniciada a especialização em Fisioterapia Hospitalar.