Evento acontecerá no dia 23 de maio, no campus-sede com lançamento de dois livros pela Editora Unimontes
A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) terá um momento especial na próxima quinta-feira (23/05), com o resgate da história e o reconhecimento ao empenho das pioneiras do ensino superior da região. Será realizada a sessão solene em honra às professoras fundadoras da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (Fafil), unidade da antiga Fundação Norte Mineira de Ensino Superior (FUNM), atual Unimontes.
O evento marcará também a comemoração dos 60 anos de instalação dos primeiros cursos de licenciatura da região do Norte de Minas: Pedagogia, História, Geografia e Letras. A sessão solene realizada às 19h30, no auditório do Centro de Ciências Humanas (CCH), no prédio 2 do campus-sede.
A solenidade comemorativa contará com a participação de quatro professoras fundadoras da antiga Fafil que serão homenageadas: Maria Isabel (Baby) Magalhães Figueredo Sobreira, Maria da Consolação (Mary) Magalhães Figueredo Cowen, Maria Florinda Ramos Marques e Isabel Rebello de Paula. Serão prestadas ainda homenagens póstumas à professora Maria Dalva Dias de Paula (outra fundadora da Fafil) e a Luiz de Paula Ferreira, instituidor da Fundação Educacional Luiz de Paula (FELP), primeira mantenedora dos cursos superiores da região.
LANÇAMENTO DE LIVROS
Ainda durante a sessão comemorativa e de homenagens, haverá o lançamento de dois livros organizados e escritos no âmbito do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação – PPGE da Unimontes, responsável pelo evento. As obras resgatam a história dos cursos de licenciatura e prestam homenagens às suas professoras fundadoras, as “Meninas da Fafil”. Tendo como organizadora a professora Geisa Magela Veloso, do PPGE, os dois livros serão lançados pela Editora Unimontes.
Um dos livros é intitulado “Unimontes, História e Memória: 60 anos formando professores no norte de Minas”, organizado como atividade acadêmica da PPGE/Unimontes.
Conforme explica a professora Geisa Magela Veloso, O livro foi escrito pelos mestrandos e mestrandas do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação. A obra reúne 15 capítulos, sendo o primeiro deles dedicado à apresentação feita pela organizadora.
A coordenadora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação, professora Francely Aparecida dos Santos, explica que autores fazem uma imersão no passado e reconstituíram as faces e fatos da história dos 13 cursos de licenciatura da FUNM/Unimontes: Pedagogia, História, Letras e Pedagogia, Filosofia, Matemática, Ciências Sociais, Biologia, Educação Artística (Artes), Educação Física, Ciências da Religião, Física e Química.
O segundo livro a ser lançado é intitulado “Cartas para as fundadoras da Fafil” é composto por mensagem em homenagem e agradecimento as cinco professoras que instalaram os primeiros cursos de licenciatura da antiga Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras. As cartas foram enviadas por ex-alunos, alunos e professores e outros profissionais que reconhecem e enaltecem a ação visionária e o pioneirismo das educadoras que criaram os cursos superiores no Norte de Minas na década de 1960.
Os autores enviaram as cartas e mensagens após uma convocação feita pelos professores, alunos e ex-alunos do PPGE/Unimontes, por meio das redes sociais e contato direto.
História da Fafil
A antiga Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (Fafil) foi criada em dezembro de 1963, institucionalmente vinculada à Fundação Educacional Luiz de Paula (FELP), que amparou legalmente a sua autorização junto ao Ministério da Educação e tinha o professor e empresário Luiz da Paula Ferreira (in memoriam), como fundador presidente. A faculdade foi idealizada e projetada pelas professoras Isabel Rebello de Paula, Maria Isabel Magalhães Figueiredo Sobreira, Maria da Consolação Magalhães Figueiredo Cowen (Mary) Maria Florinda Ramos Marques e Maria Dalva Dias de Paulo (in memoriam), com a orientação do professor da Universidade Federal de Minas Gerais, o professor Tabajara Pedrosa.
No dia 13 de abril de 1964 foi dado início ao funcionamento dos cursos de História, Pedagogia, Letras e Geografia, da Fafil. Inicialmente, os cursos funcionários no antigo prédio do Colégio Imaculada da Conceição. Depois, foram transferidos para o prédio da rua Coronel Celestino, 75, onde, atualmente, está instalado o Museu Regional do Norte de Minas (MRNM), vinculado à Unimontes.