- “Presença no município é uma prova do papel preponderante da universidade”, diz reitor
Na última sexta-feira (10/03), foram festejados 20 anos de implantação do campus da Universidade Estadual de Montes Claros em São Francisco. A comemoração, realizada na sede da unidade, na cidade ribeirinha, foi presidida pelo reitor da Unimontes, professor Wagner de Paulo Santiago, e contou com as presenças de autoridades, professores, servidores técnico-administrativos e alunos, com a participação de egressos, ex-coordenadores do campus e de representantes da comunidade local.
“A presença marcante em São Francisco demonstra uma prova do papel preponderante exercido pela Universidade, instituição pública e gratuita, que atua como um braço forte do Governo do Estado nessas regiões de sua área de abrangência, melhorando a vida dos cidadãos e gerando desenvolvimento”, afirmou o reitor Wagner de Paulo Santiago.
Ele agradeceu o empenho dos professores, servidores e acadêmicos e o apoio da comunidade na manutenção e melhoria das atividades da Unimontes em São Francisco, onde são oferecidos os cursos de graduação de História e Matemática. Atualmente, a Universidade conta com cerca de 200 matriculados no campus, sendo que ao longo de duas décadas foram mais de 1 mil pessoas graduadas pela instituição no município.
O professor Wagner Santiago destacou também a participação das autoridades e lideranças locais e regionais no evento em São Francisco. Marcaram presenças no acontecimento o deputado Arlen Santiago, o promotor de Justiça Bruno Almeida, representando o procurador-geral de Justiça do Estado, Jarbas Soares Júnior; o chefe de Gabinete da prefeitura de São Francisco, João Heber Gomes de Brito (representando o prefeito Miguel Paulo de Souza Filho); o vereador Walderiz Vieira Leitão e a presidente do Diretório Acadêmico do campus, Karen de Castro Cardoso; e o diretor da Superintendência Regional de Ensino de Januária, professor Antônio Francisco de Souza, entre outras autoridades civis e militares e convidados.
Pela Unimontes, participaram ainda diretor do Centro de Ciências Humanas (CCH), professor Jânio Marques Dias; o coordenador do campus de São Francisco, professor Roberto Mendes Ramos Pereira; o chefe de Departamento de Ciências Exatas, professor Lailson dos Reis Pereira; a coordenadora do curso de História, professora Juliana Guimarães Cançado; e o coordenador do curso de História, professor César Henrique de Queiroz Porto.
Na oportunidade, foi exibida uma mensagem (de vídeo) do procurador-geral de Justiça, Jarbas Soares Júnior, que enalteceu a atuação da Universidade. “A Unimontes é uma universidade que constrói gerações e gerações de profissionais que atuam não só em nossa região, mas em todo o Brasil. E em São Francisco, tem uma Universidade desse gabarito, é um tem um tesouro para nossa população e sobretudo para a juventude. Espero que a Unimontes continue por muitos anos, dando oportunidade não só para os jovens como para todos”, enfatizou Soares Júnior.
Presença da Unimontes em São Francisco desde 1996
O coordenador do Campus da Unimontes em São Francisco, professor Roberto Mendes Ramos Pereira, ressaltou que, embora a unidade tenha sido inaugurada em 2003, a Universidade marca presença no município desde 1996.
Ele salientou que, além dos cursos de graduação de História e Matemática, já foram oferecidos pela Unimontes na cidade os cursos de Agente Comunitário de Saúde (ACS), este, por meio do Pronatec, Técnico em Enfermagem, Artes Teatro, Artes Visuais, Agente de Combate às Endemias (ACE) e Assistente de Recursos Humanos (ARH).
Foram desenvolvidas diversas outras ações no município, como: Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid); Programa Residência Pedagógica (RP); Projetos de Iniciação Científica – Pesquisas sobre aspectos históricos da cidade de São Francisco e Pesquisas em Matemática; Cursinho Popular Darcy Ribeiro; Apoio à Matemática na comunidade São Francisco – PAM, além de outros projetos de extensão e de pesquisa.
“O impacto dessa instituição na região é gigantesco, colocando no mercado centenas de profissionais de qualidade, inclusive aqueles que já estão ou terminaram seus cursos de mestrado e doutorado”, destacou o professor Roberto Mendes Ramos Pereira