Destaque para a interação com os produtores em palestras temáticas e o projeto para estudantes do ensino fundamental
As atividades de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas pela Universidade Estadual de Montes Claros nas áreas associadas às Ciências Agrárias podem ser acompanhadas mais de perto pela comunidade norte-mineira. Nesta sexta-feira (31/5), será aberta a 38º Exposição Agropecuária de Janaúba (Expo Janaúba), evento que contará com um estande da Unimontes entre as atrações aos visitantes.
O espaço temático da Unimontes está aberto para visitação até o dia 9 de junho, sob orientação do Departamento de Ciências Agrárias e com o envolvimento direto de coordenadores, 56 professores e dos acadêmicos dos cursos ministrados no campus da Unimontes em Janaúba: Agronomia e Zootecnia, mestrado em Zootecnia e mestrado e doutorado em Produção Vegetal no Semiárido.
A programação terá uma série de palestras, com destaque para a interação com o público infanto-juvenil, na associação de dois projetos “Agrárias Fora do Campus”, da Unimontes, e “Crianças no Parque”, do Sindicato Rural de Janaúba. No caso específico da Universidade, o espaço receberá a visita de alunos do ensino fundamental de escolas públicas e particulares.
A partir daí, numa série de ações educativas, os temas associados aos estudos da Unimontes são convertidos para a linguagem lúdica em apresentações aos estudantes, na faixa etária de 4 a 12 anos. Entre os quais estão: “Alimentação Saudável”, “Adoção Responsável de Animais”, “Química para Crianças”, “Controle Biológico” e “Educação Ambiental”.
“Este é o quarto ano consecutivo que a Unimontes participa de forma direta da Expo Janaúba, a convite da direção do Sindicato Rural. Os resultados são bem positivos na interação com a comunidade, especialmente com a participação dos estudantes”, destaca a professora Cinara da Cunha Siqueira Carvalho, uma das responsáveis pela organização do estande.
Paralelamente, a Unimontes oferece aos produtores rurais o IICiclo de palestras sobre os meios de produção na agricultura e pecuária regional, irrigação, processamento, sustentabilidade, gestão e planejamento do agronegócio, comercialização agrícola, produção de frutas, dentre outros temas.