Encerrado neste mês, o curso de pós-graduação Lato sensu de Vigilância em Saúde, desenvolvida pelo departamento de Enfermagem, em parceria com as Secretarias de Estado e Municipal de Saúde. A Universidade Estadual de Montes Claros certificou 38 novos especialistas, dentre os quais 22 servidores da Vigilância Sanitária do município. A iniciativa possibilitou também a capacitação de profissionais da área de outras cidades da região Norte de Minas. Até então, era necessário se deslocar a centros mais distantes em busca de cursos de especialização dessa área.
A coordenadora do curso, professora Orlene Veloso Dias, salientou que a Unimontes acolheu a demanda apresentada pelos servidores municipais da área de Vigilância Sanitária e das prefeituras da região, “uma vez que a capacitação contribui com a segurança da sociedade”, observou.
O curso foi iniciado em outubro de 2012, com uma turma de 38 alunos: 80% servidores municipais que trabalham na área. “Os outros 20% das vagas foram preenchidas por enfermeiros recém-formados ou profissionais da rede de saúde privada”, completou a professora Orlene Dias.
A pós-graduação de Vigilância em Saúde foi dividida em quatro módulos específicos: Vigilância em Saúde do Trabalhador, Vigilância Ambiental, Vigilância Sanitária e Vigilância Epidemiológica, com duração de 15 meses. O módulo de Vigilância Sanitária foi estendido para os fiscais sanitários das prefeituras da região como Montes Claros, Bocaiuva, Olhos D´Água, Janaúba, Salinas, Taiobeiras e Rio Pardo de Minas.