Notícias

Programa de Residência em Medicina de Família e Comunidade da Unimontes já atendeu mais de 40 mil pessoas

By Ascom Unimontes

November 29, 2024

A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) celebra os 25 anos da Residência em Medicina de Família e Comunidade, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Montes Claros, nesta sexta-feira (29/11). A comemoração representa um momento importante na história da saúde pública na cidade.

O programa forma cerca de 50 profissionais por ano e atende a, aproximadamente, 40 mil pessoas ao mês. Atualmente, a iniciativa atende os municípios de Montes Claros, Coração de Jesus, Janaúba, Porteirinha, Salinas e Taiobeiras. O reitor da Unimontes, Wagner de Paulo Santiago, parabenizou os docentes e discentes dos Programas de Residência em Saúde da Unimontes e destacou o importante impacto social da formação do processo de melhoria da qualidade técnica dos profissionais do sistema de saúde pública das cidades da região e, consequentemente, no melhor atendimento prestado à comunidade.

Linha do Tempo

A trajetória da Residência começa em abril de 1997, com a implementação do “Five Weekend Program”, como resultado da colaboração entre a Escola de Saúde de Minas (ESMIG) e a Universidade de Toronto, no Canadá. O projeto tinha como objetivo oferecer treinamento básico a médicos e enfermeiros das equipes do Programa Saúde da Família (PSF).

Em 1999, foi lançado o curso de especialização lato sensu em Saúde da Família, categorizado como residência. A formação voltava-se para médicos e enfermeiros de municípios do Norte de Minas, com o suporte do Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF).

Em fevereiro de 2005, teve início oficial o Programa de Residência em Medicina de Família e Comunidade, com credenciamento da Comissão Nacional de Residência Médica.

Sobre a Residência

A Residência em Medicina de Família e Comunidade acontece a partir de um convênio entre a Unimontes e a Secretaria Municipal de Saúde. Esse acordo oferece as diretrizes que regulamentam a Residência Médica. Os residentes ocupam o lugar de médicos da equipe da Estratégia da Saúde da Família.

Portanto, o médico residente, durante sua formação, desenvolve conhecimento relativo à Medicina de Comunidade, Coordenação de equipe e Docência.

Desta forma, a Secretaria de Saúde garante o atendimento de qualidade ofertado pelo residente, com o apoio do preceptor, e a Unimontes oferece o local apropriado para sua formação, o Hospital Universitário Clemente de Faria.Eurides Maria Maia Atallah Haun de Barros, coordenadora adjunta da Residência Médica da Saúde da Família e da Comunidade.