Conteúdo do Site Antigo

Unimontes apresenta resultados de 2012 e novas metas em encontro com a Imprensa

By DTI

February 08, 2013

Os integrantes da gestão superior da Universidade Estadual de Montes Claros receberam, na manhã desta sexta-feira (08/02), os profissionais da comunicação (rádios, jornais, TVs e portais eletrônicos) da cidade para o “Encontro com a Imprensa”, realizado no novo espaço do Centro de Educação Profissional e Tecnológica (CEPT), ao lado do Casarão da Fafil.

Na oportunidade, o reitor João dos Reis Canela fez uma breve apresentação dos números alcançados pela Unimontes no exercício de 2012, quando a comunidade acadêmica e a sociedade regional comemoraram o cinquentenário do ensino superior no Norte de Minas. “Agradecemos aos profissionais da comunicação, agentes das notícias não somente da universidade, mas dos fatos que acontecem em Montes Claros e na nossa região”, disse.

Ao enumerar as ações da universidade, o professor João Canela destacou que, através de suas conquistas, a Unimontes demonstra “estar no caminho certo, com um olhar novo e adequado para as regiões onde atua”. Ele destacou que os feitos da instituição resultam de um esforço coletivo, com a participação efetiva de integrantes da gestão superior, professores, servidores técnico-administrativos, acadêmicos e parceiros.

O reitor enfatizou que, após comemorar 50 anos de ensino superior público no Norte de Minas, a Universidade Estadual de Montes Claros vive um novo cenário, capacitando profissionais para o atendimento às exigências da inovação tecnológica. “As instituições universitárias precisam se reinventar a cada momento”, observou.

NÚMEROS DE 2012

Conforme os dados apresentados pelo reitor, foram expressivas as ampliações das ações de ensino, pesquisa, extensão e prestação de serviços em 2012. Ele destacou a melhoria da capacitação docente como um dos grandes feitos da instituição, que alcançou o percentual de quase 50% dos seus professores com títulos de mestre ou doutor. Além disso, a Unimontes confirmou a oferta de seu 10º mestrado próprio – Letras: Línguas e Letramentos (profissional).

No último ano, 527 projetos de pesquisa foram aprovados para desenvolvimento – crescimento de 110% no período de 24 meses. Os investimentos na investigação científica e na pós-graduação atingiram R$ 10,8 milhões. Destaque, ainda, para as 400 bolsas de investigação científica para acadêmicos. No Programa de Bolsas de Incentivo à Docência (Pibid), desenvolvido em parceria com a Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC), foram oferecidas 1,6 mil bolsas.

A Unimontes fechou o ano de 2012 com 12.661 matriculados em 191 cursos, sendo 52 regulares. A educação a distância, com 1.293 alunos matriculados em 14 municípios do Estado, sendo fomentada através do Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB), do MEC. “O nosso avanço na educação a distância mereceu elogios do ministro da Educação, Aluízio Mercadante”, observou o reitor João Canela.

Na extensão universitária, 375.995 pessoas foram beneficiadas em 455 eventos de 117 projetos e programas. O “Poupança Jovem”, programa desenvolvido em parceria com o Governo do Estado, atendeu 14,3 mil estudantes de escolas públicas estaduais.

Na prestação de serviços na área de saúde, o Hospital Universitário Clemente de Faria, único da região com atendimento bancado exclusivamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), realizou 440 mil procedimentos hospitalares e ambulatoriais em 2012. Outro serviço bastante positivo em seu primeiro ano de funcionamento foi o Restaurante Universitário, com o fornecimento de 900 refeições/dia. A comunidade acadêmica também foi atendida com o reforço da segurança no campus-sede, com instalação de 126 câmeras de vídeo.

PROJETOS PARA 2013

O reitor João Canela também apresentou alguns dos projetos da instituição para 2013, como a construção do auditório no campus-sede com capacidade para 750 pessoas, a conclusão das obras de ampliação do próprio CEPT, a execução do projeto do Centro de Pesquisas em Ciências Humanas, a ampliação do Hospital Universitário Clemente de Faria (Casa da Gestante, Instituto de Pesquisa em Saúde, 10 leitos para CTI adulto, 24 novos leitos de internação e novos consultórios), reforma e implantação do Centro de Pesquisa e Documentação Regional e, ainda, a construção de 13 escolas técnicas que serão construídas em municípios mineiros, dentro do Programa Brasil Profissionalizado, com um investimento de R$ 96 milhões.