Hospital Universitário quer evitar a baixa nos estoques de bolsas de sangue
A Universidade Estadual de Montes Claros, por intermédio do Hospital Universitário Clemente de Faria (HU Unimontes), promove a campanha “Junho Vermelho”. Realizada pelo Ministério da Saúde em todo o país, a campanha incentiva o espírito de solidariedade quanto à importância da doação de sangue, conscientizando a população de que o gesto é um ato de amor ao próximo, uma atitude que salva vidas.
O Hospital Universitário Clemente de Faria atende a população de Montes Claros e todo o Norte de Minas Gerais e lida com a falta de sangue constantemente.
O superintendente do HU Unimontes, Iuri Simões Mota, ressalta a importância da campanha. “O HU Unimontes recebe diariamente, vítimas de acidentes com traumas graves e também realiza cirurgias e procedimentos de urgência e emergência com um grande fluxo de pacientes. A necessidade de bolsas de sangue é constante para socorrer essas pessoas e salvar vidas. Neste caso, a baixa nos estoques de sangue do hospital é um grande problema na hora de prestar esses atendimentos”.
Junho é considerado o período de maior escassez nos estoques de sangue por registrar uma diminuição no número de doadores no Brasil e um dos motivos da campanha ser realizada neste mês. Além da proximidade das férias escolares que levam muitas famílias a viajar, há um aumento da incidência de infecções respiratórias, propiciado pela queda das temperaturas, levando as pessoas a se recolherem, deixando-as menos propensas a sair de casa.
O superintendente reforça que a baixa nos estoques de sangue acontece em todos os hospitais da região e nesse período é maior. “O HU Unimontes realiza campanhas durante o ano para conscientizar sobre a relevância da doação, ampliando as ações no mês de junho. Uma doação pode salvar até quatro vidas, é um importante ato de solidariedade.”
O HU Unimontes vai promover divulgação interna e blitz educativas. “Vamos fazer a nossa parte incentivando os servidores e visitantes a doarem e também conclamamos a toda à população, quem pode ser doador, para se sensibilizar e procurar o Hemocentro de Montes Claros e fazer esse gesto que pode salvar muitas vidas”.
Quem pode doar?
Entre os requisitos básicos para doar, é necessário estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos, mais de 50 quilos, estar bem descansado, alimentado e apresentar documento oficial original com foto.
Verifique se você passa nos requisitos de doação:
Esteja alimentado. Fazer refeições leves e não gordurosas, nas 4 horas que antecedem a doação;
Não ter ingerido bebidas alcoólicas e nem uso de maconha nas últimas 12 horas;
Não estar gripado, resfriado ou em processo alérgico;
Não ter tomado antibiótico nos últimos 15 dias;
Ter repousado bem na noite antes da doação;
O candidato à doação deve estar em boas condições de saúde, sem feridas ou machucados no corpo;
Pesar acima de 50 kg (com desconto de vestimentas);
Ter idade entre 18 e 69 anos, 11 meses e 29 dias;
Doadores com idade de 16 e 17 anos de idade, são aceitos para doação mediante a presença e autorização formal dos pais e/ou responsável legal;
O limite de idade para primeira doação é de 60 anos;
Não ter se exposto ao risco de contrair o vírus da AIDS;
Não ter feito tatuagem, piercing ou maquiagem definitiva (micropigmentação) nos últimos 12 meses. No caso de piercing na cavidade oral e/ou na região genital, aguardar 12 meses após a retirada;
Não ter diabetes;
Não estar grávida, nem com suspeita de gestação;
Não estar amamentando, ao menos que o parto tenha ocorrido há mais de 12 meses;
Não estar acompanhado de crianças, sem acompanhante na hora da doação;
Apresentar documento de identidade com foto, emitido por órgão oficial: RG., carteira profissional, carteira de motorista, etc.
Saiba mais: https://www.salvovidas.com/doacao-de-sangue-no-hemominas-montes-claros-mg/
Como doar?
Procure o Hemocentro de Montes Claros (Hemominas) à rua R. Urbino Viana, 640 – Vila Guilhermina, Montes Claros – MG, 39400-531
Telefone: (38) 3218-7800