Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes

Unimontes apoia ações para controle da Doença de Chagas em Montes Claros

A Prefeitura de Montes Claros, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), promove neste mês uma série de ações voltadas para o controle da Doença de Chagas no município. As atividades, que marcam a comemoração do Dia Mundial da Doença de Chagas (14 de abril), contam com a parceria da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), juntamente com o Projeto SaMi-Trop, a Superintendência Regional de Saúde (SRS) e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/MG).

toAlunos da graduação e pós-graduação em Ciências da Saúde de medidas preventivas.

Dentro da programação, nesta quarta-feira (26/04/), alunos dos cursos de graduação da área de saúde e do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências da Saúde (PPGCS) da Unimontes participaram de uma capacitação sobre “Manejo Clínico e Epidemiológico da Doença de Chagas“, voltada para médicos e enfermeiros das unidade de saúde da atenção básica. O evento aconteceu no Centro Universitário Unifip-moc.

Uma das responsáveis pela organização, a professora da Unimontes Thallyta Maria Vieira ressaltou a importância das ações de controle da Doença de Chagas. “O Brasil possui cerca de 66 espécies de triatomíneos (barbeiros) e algumas espécies possuem competência vetorial. Deste modo, não podemos negligenciar a transmissão vetorial”, afirmou.

Ela destacou a participação dos alunos da Unimontes no evento. “Os acadêmicos recepcionaram os profissionais da atenção básica, informando sobre a forma de transmissão vetorial e ressaltando importância de orientar a população que ao encontrar um barbeiro em sua residência é preciso capturar e entregá-lo vivo no Centro de controle de zoonoses (CCZ) onde será examinado”, disse.

A professora Thallyta Vieira explicou ainda que naqueles casos em que os barbeiros examinados apresentam a contaminação pelo Trypanosoma Cruzi (vetor da enfermidade), todas pessoas que dormiram no domicílio nos últimos dois devem realizar a cirurgia para a Doença de Chagas.

SAIBA MAIS SOBRE A DOENÇA DE CHAGAS

De acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde de Montes Claros, a Doença de Chagas é uma moléstia parasitária potencialmente fatal causada pelo microorganismo Trypanosoma cruzi. Ela é transmitida aos seres pelo barbeiro, por transfusão de sangue (realizada antes de 1992) ou transplante de órgãos, consumo de alimentos contaminados ou durante a gravidez e o parto. Essa doença é quase 100% curável se detectada e tratada precocemente. Até 30% dos pacientes com a doença desenvolverão problemas cardíacos, e até 10% apresentarão problemas digestivos, neurológicos ou mistos. O diagnóstico e tratamento desta doença são disponibilizados gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Considerando que esta doença impacta milhões de pessoas no mundo, o dia 14 de abril é reconhecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como o Dia Mundial da Doença de Chagas. A data remete ao esforço mundial em dar visibilidade às pessoas e às comunidades por ela afetadas e seus desafios no convívio com essa doença. Em 2023, o Dia Mundial da Doença de Chagas teve como tema a integração dos cuidados sobre doença de Chagas com a Atenção Básica à Saúde.

Visando intensificar as ações de controle da Doença de Chagas, a Secretaria Municipal de Saúde de Montes Claros está realizando nas Unidades e Postos de Saúde, neste mês, o rastreamento de casos suspeitos de doença de Chagas e o levantamento das pessoas que já possuem o diagnóstico da moléstia.
Pessoas com suspeita ou que já possuem o diagnóstico da doença devem procurar a Unidade ou o Posto de Saúde mais próximo da sua casa.

Dia C de prevenção da Doença de Chagas

O Dia “C” será um evento de mobilização popular para prevenção da Doença de Chagas no dia 28/04/2023, de 9h às 13h, na praça Dr. Carlos Versiani. Os acadêmicos da área de saúde da Unimontes estarão presentes para acolhimento e orientação da população.