A Universidade Estadual de Montes Claros recebeu na manhã de segunda-feira (31/08) proposta para integrar e apoiar o Circuito Turístico Sertão Gerais. A iniciativa tem como objetivo mapear destinos turísticos das regiões Norte e Noroeste de Minas e Vale do Jequitinhonha, além de produzir um catálogo de turismo.
A proposta foi apresentada ao reitor, professor Antonio Alvimar Souza, à vice-reitora, professora Ilva Ruas Abreu, e ao professor Gilson José Fróes, coordenador de projetos especiais da Unimontes pelo presidente do Circuito Sertão Gerais, Esmeraldo Pizarro Filho, conselheiro do Montes Claros e Região Convention Bureau e Membro da Câmara de Turismo e Cultura do Conselho de Desenvolvimento Sustentável de Montes Claros (Codemc); e pelo diretor do Instituto Veredas de Ensino, José Nailton Silveira de Pinho, parceiro/editor na elaboração do Catálogo de Destinos Turísticos do Sertão Mineiro.
Eles sugeriram uma parceria com a Unimontes, a partir da realização de ações conjuntas com o envolvimento dos cursos de graduação de Biologia, Geografia e Educação Física, entre outros. O objetivo é que os cursos venham agregar competência ao projeto e incrementar o circuito turístico.
O reitor Antonio Alvimar agradeceu o convite formulado à Universidade e informou que vai elaborar uma carta de anuência sobre a posição oficial da instituição em relação à parceria para a produção do catálogo turístico. O documento também deverá abordar o envolvimento dos cursos de graduação na iniciativa a partir dos projetos desenvolvidos pela Pró-Reitoria de Extensão.
Sertão Gerais
Além do Circuito Turístico Sertão Gerais, que integra os demais 47 circuitos da Federação dos Circuitos Turísticos de Minas Gerais (Feicitur), o Norte de Minas reúne quatro redes turísticas: Circuito Turístico da Cachaça, Circuito Serra do Cabral, Circuito Velho Chico e o Circuito Lago do Irapé.