Uma iniciativa inédita da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) propõe o oferecimento de cursos de pós-graduação Lato sensu em parceria com as três principais instituições de segurança de Minas Gerais: Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros. Os primeiros estudos de viabilidade sobre o trabalho em conjunto foram discutidos em reunião nessa terça-feira (9/6), na Reitoria da Unimontes.
A proposta de especialização segue normas e orientações do Programa de Capacitação de Recursos Humanos (PCRH) do Governo de Minas Gerais e que é coordenado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig). Como objetivo, o PCRH fomenta a formação e capacitação de profissionais dos órgãos e entidades da administração direta e indireta do Estado.
A reunião foi coordenada pelo reitor da Unimontes, professor João dos Reis Canela, com a participação do pró-reitor de Pós-Graduação, professor Hercílio Martelli Júnior; o chefe do 11º Departamento do Norte de Minas, delegado Rogério Evangelista, e a delegada Mônica Paiva Brandi como representantes da Polícia Civil; o major Adilson Andrade, do Corpo de Bombeiros, e o Capitão Thiago Alves Ribeiro, como representante da 11ª Região da Polícia Militar.
“Em virtude da recente visita do presidente da Fapemig Evaldo Vilela à Unimontes, aproveitamos a proximidade da Unimontes com as instituições de segurança para dar início às conversas neste sentido. A sinalização foi extremamente positiva para que a parceria seja viabilizada na oferta dos cursos de pós-graduação”, explica o pró-reitor de Pós-Graduação, Hercílio Martelli Júnior.
Cursos Modulares
Nesta primeira conversa, a Unimontes apresentou como sugestão a oferta de especializações em módulos, como forma de atender os públicos específicos, perfil e natureza das corporações. “A proposição de cursos modulares assegura a flexibilidade de participação dos servidores. Além disso, acreditamos que esta iniciativa vai ampliar a parceria entre os órgãos do Estado, agregando evolução institucional para todos”, destaca o reitor João Canela.
Para o delegado Rogério Evangelista, na gestão pública, é preciso harmonizar as ações e os serviços em todo o Estado. “Quem vai ganhar com esta iniciativa dos organismos de segurança com a Unimontes é a sociedade em geral”, reforça o chefe do 11º Departamento da Polícia Civil.