Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes

Unimontes amplia atuação na Olimpíada de Matemática das Escolas Públicas

Reitor João Canela presidiu solenidade de premiação. (fotos: Felipe Gabrich)

O trabalho da Universidade Estadual de Montes Claros no âmbito da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) será ampliado. Atualmente, a instituição coordena as atividades em 88 municípios e na próxima edição, será responsável também pela aplicação das provas em cerca de 150 cidades do Norte de Minas, do Vale do Jequitinhonha e da região Central do Estado. 

O anúncio foi feito pelo reitor João dos Reis Canela, durante a solenidade de premiação da Obmep/2011, referente ao polo MG-07, coordenado pela Unimontes. A cerimônia aconteceu na última sexta-feira (07/12), na sala Geraldo Freire (anexa à Câmara Municipal). Foram agraciados 41 alunos com as medalhas de ouro (6), prata (16) e bronze (19), matriculados em 28 escolas públicas de 16 municípios

O professor João dos Reis Canela ressaltou a importância de eventos nacionais dessa natureza para a melhoria da educação. Observou que a olimpíada, além de revelar talentos,  incentiva os alunos para que  estudem cada vez mais.  “Essa modalidade de competição entre os estudantes das escolas públicas deve ser estendida a todas as áreas do conhecimento”, opinou.

O reitor também  considerou que a premiação demonstra avanços no aprendizado da matemática nas  escolas públicas de ensino fundamental e médio. Nesse sentido, destacou a importância do Programa de Bolsas de Incentivo à Docência (Pibid), desenvolvido em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento do Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC) para a melhoria da educação básica em todas as áreas do conhecimento, incluindo a matemática.  O Pibid/Unimontes beneficia 54 escolas públicas do ensino fundamental e médio, localizadas em municípios que contam com  campi da instituição.

320 MIL ALUNOS 

O coordenador da Obmep no âmbito da Unimontes, professor Rosivaldo Gonçalves, destacou a importância da contribuição dos pais na educação dos filhos. “A educação começa na família”, disse Rosivaldo, ressaltando também a participação dos professores.   “O sucesso dos estudantes do Norte de Minas na olimpíada se deve ao carinho que eles devotam à matemática e ao incentivo que têm recebido de seus professores”, afirmou.

De acordo com o coordenador, atualmente, a Unimontes é responsável pelo Polo-07, abrangendo cerca de 220 mil alunos matriculados em 527 escolas municipais e estaduais, além de escolas técnicas federais. Com a ampliação, a Universidade também vai atuar no Polo MG-08, passando a atender cerca de 700 educandários de 150 municípios, envolvendo 320 mil estudantes.

Ainda durante a solenidade de premiação, a Coordenadora de Iniciação Científica da Obmep/Unimontes, professora Marisa Fagundes,  lembrou que a olimpíada de matemática é a maior competição do mundo desse gênero, envolvendo 19,5 milhões de estudantes em todo país.

Por sua vez, a secretária municipal de Educação, Mariléia de Souza, enalteceu a contribuição que a universidade vem prestando aos projetos desenvolvidos pela educação básica no município e anunciou ter conseguido melhorar o índice de avaliação do Ideb.  “A melhoria, em grande parte, se deve ao trabalho desenvolvido na educação municipal em parceria com a Unimontes”, afirmou.

O aluno Mateus já obteve 5 medalhas de ouro.

PALAVRAS DOS CAMPEÕES Medalhista de ouro pela quinta vez, o estudante Mateus Henrique Ramos de Souza, de 17 anos, é aluno do terceiro ano do ensino médio da Escola Estadual Fernão Dias, de Pirapora. Ele disse que se interessou pela matemática desde quando fez o primeiro ano do ensino fundamental. “Pretendo fazer curso superior na área de licenciatura e dar aulas de matemática”, declarou Mateus.

O estudante Jairo quer fazer um curso superior na área de Ciências Exatas.

O aluno Jair Gomes Soares Júnior, de 16 anos, da Escola Estadual Deputado Esteves Rodrigues, de Montes Claros, também é detentor de cinco medalhas da Obmep –  três de ouro, uma de prata e uma de bronze. “Acho a matemática desafiadora, razão de minha atração pela disciplina”, afirma Jair.  Ele disse que, por conta da facilidade que tem com os números, pretende fazer curso superior na área de Ciências Exatas. Mas, ainda não sabe qual. “Talvez, eu faça engenharia, quem sabe?”, comenta.

 O QUE É A OLIMPÍADA – A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) é uma iniciativa do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), em parceria com os Ministérios da Educação e da Ciência, Tecnologia e Inovação. Conta com o apoio das universidades públicas e governos estaduais. O objetivo é despertar o maior interesse pela matemática entre os alunos das escolas públicas e melhorar a qualidade do ensino da matemática, além de valorizar o trabalho dos professores da área. Na edição 2011, participaram da primeira fase cerca de 19,5 milhões de estudantes em todo o País.