Reitor João Canela presidiu solenidade de premiação. (fotos: Felipe Gabrich)

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Unimontes amplia atuação na Olimpíada de Matemática das Escolas Públicas

By DTI

December 10, 2012

O trabalho da Universidade Estadual de Montes Claros no âmbito da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) será ampliado. Atualmente, a instituição coordena as atividades em 88 municípios e na próxima edição, será responsável também pela aplicação das provas em cerca de 150 cidades do Norte de Minas, do Vale do Jequitinhonha e da região Central do Estado. 

O anúncio foi feito pelo reitor João dos Reis Canela, durante a solenidade de premiação da Obmep/2011, referente ao polo MG-07, coordenado pela Unimontes. A cerimônia aconteceu na última sexta-feira (07/12), na sala Geraldo Freire (anexa à Câmara Municipal). Foram agraciados 41 alunos com as medalhas de ouro (6), prata (16) e bronze (19), matriculados em 28 escolas públicas de 16 municípios

O professor João dos Reis Canela ressaltou a importância de eventos nacionais dessa natureza para a melhoria da educação. Observou que a olimpíada, além de revelar talentos,  incentiva os alunos para que  estudem cada vez mais.  “Essa modalidade de competição entre os estudantes das escolas públicas deve ser estendida a todas as áreas do conhecimento”, opinou.

O reitor também  considerou que a premiação demonstra avanços no aprendizado da matemática nas  escolas públicas de ensino fundamental e médio. Nesse sentido, destacou a importância do Programa de Bolsas de Incentivo à Docência (Pibid), desenvolvido em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento do Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC) para a melhoria da educação básica em todas as áreas do conhecimento, incluindo a matemática.  O Pibid/Unimontes beneficia 54 escolas públicas do ensino fundamental e médio, localizadas em municípios que contam com  campi da instituição.

320 MIL ALUNOS 

O coordenador da Obmep no âmbito da Unimontes, professor Rosivaldo Gonçalves, destacou a importância da contribuição dos pais na educação dos filhos. “A educação começa na família”, disse Rosivaldo, ressaltando também a participação dos professores.   “O sucesso dos estudantes do Norte de Minas na olimpíada se deve ao carinho que eles devotam à matemática e ao incentivo que têm recebido de seus professores”, afirmou.

De acordo com o coordenador, atualmente, a Unimontes é responsável pelo Polo-07, abrangendo cerca de 220 mil alunos matriculados em 527 escolas municipais e estaduais, além de escolas técnicas federais. Com a ampliação, a Universidade também vai atuar no Polo MG-08, passando a atender cerca de 700 educandários de 150 municípios, envolvendo 320 mil estudantes.

Ainda durante a solenidade de premiação, a Coordenadora de Iniciação Científica da Obmep/Unimontes, professora Marisa Fagundes,  lembrou que a olimpíada de matemática é a maior competição do mundo desse gênero, envolvendo 19,5 milhões de estudantes em todo país.

Por sua vez, a secretária municipal de Educação, Mariléia de Souza, enalteceu a contribuição que a universidade vem prestando aos projetos desenvolvidos pela educação básica no município e anunciou ter conseguido melhorar o índice de avaliação do Ideb.  “A melhoria, em grande parte, se deve ao trabalho desenvolvido na educação municipal em parceria com a Unimontes”, afirmou.

PALAVRAS DOS CAMPEÕESMedalhista de ouro pela quinta vez, o estudante Mateus Henrique Ramos de Souza, de 17 anos, é aluno do terceiro ano do ensino médio da Escola Estadual Fernão Dias, de Pirapora. Ele disse que se interessou pela matemática desde quando fez o primeiro ano do ensino fundamental. “Pretendo fazer curso superior na área de licenciatura e dar aulas de matemática”, declarou Mateus.

 O QUE É A OLIMPÍADA – A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) é uma iniciativa do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), em parceria com os Ministérios da Educação e da Ciência, Tecnologia e Inovação. Conta com o apoio das universidades públicas e governos estaduais. O objetivo é despertar o maior interesse pela matemática entre os alunos das escolas públicas e melhorar a qualidade do ensino da matemática, além de valorizar o trabalho dos professores da área. Na edição 2011, participaram da primeira fase cerca de 19,5 milhões de estudantes em todo o País.