Reitor João dos reis Canela destaca ações do PIBID/Unimontes (Ascom)

Conteúdo do Site Antigo

Unimontes amplia ações e número de bolsistas no Pibid – programa é financiado pela Capes/MEC

By DTI

February 10, 2012

A Universidade Estadual de Montes Claros está ampliando as ações do Programa Institucional de Bolsas de Incentivo à Docência (Pibid), desenvolvido em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) do Ministério da Educação (MEC). A perspectiva é que, em 2012, a quantidade de bolsistas venha aumentar de 359 para mais de 600, com o número de escolas públicas envolvidas passando de 22 para 36.

Os números e as principais realizações do programa foram apresentados durante o Encontro Institucional do Pibid, nesta sexta-feira (10/02), no auditório “Mário Ribeiro da Silveira”, prédio 6 do campus-sede, presidido pelo reitor João dos Reis Canela. Participaram coordenadores, professores e alunos-bolsistas. Além de palestras, depoimentos e relatos de experiências, houve uma exposição de pôsteres sobre as atividades desenvolvidas pelos bolsistas nas escolas de ensino fundamental atendidas no Programa de Incentivo à Docência.

“O Pibid é uma ação extraordinária de valorização das universidades brasileiras, sobretudo das instituições públicas”, enfatizou o reitor João Canela. Ele destacou os avanços e a importância do programa para a difusão do conhecimento. “Através do Pibid, a Universidade cumpre um papel indissociável de suas ações, que é a descoberta de novos talentos”, disse o reitor.

A pró-reitora de Ensino Anete Marília Pereira também enalteceu os avanços do Pibid e a importância das ações para que os acadêmicos dos cursos de graduação tenham a prática da docência. “Ao participar do Pibid, os alunos dos nossos cursos têm uma visão clara do compromisso social do professor”, observou a pró-reitora.  Segundo ela, a meta da Universidade é atingir 1 mil bolsistas no programa.

COMO FUNCIONA

Participam do Pibid estudantes dos cursos de todas as licenciaturas da Unimontes, das áreas de Letras/Português, Letras/Espanhol, Pedagogia, Artes Visuais, Artes/Música, Ciências da Religião, Biologia e Química. Acompanhados por coordenadores e supervisores, eles desenvolvem as experiências junto às escolas públicas de ensino fundamental, consideradas como locais privilegiados para a produção de conhecimento, cultura e formação inicial e continuada de professores.

Conforme a coordenadora institucional do Pibid no âmbito da Unimontes, professora Silvana Diamantino França, na edição 2009 do programa foram contemplados 195 bolsistas da Universidade Estadual de Montes Claros, com o ingresso de mais 142 alunos em 2011. Na edição 2012, serão beneficiados outros 180 alunos bolsistas. Participam ainda 105 bolsistas de supervisão e outros 36 bolsistas-coordenadores.

SUBPROJETOS – O programa beneficia acadêmicos/bolsistas dos cursos de licenciatura dos campi de Montes Claros, Almenara, Brasília de Minas, Janaúba, São Francisco, Espinosa, Bocaiúva e Unaí, além do pólo da Universidade Aberta do Brasil (UAB/Unimontes – educação a distância) em Francisco Sá.

Acompanhados pelos coordenadores, supervisores e professores das escolas de educação básica, eles desenvolvem diversas ações previstas nos 12 subprojetos do programa: Alfabetização e Letramento, História (2), Ensino da Matemática nas Séries Iniciais, Articulação entre Teoria e Prática Docente através da pesquisa na Formação de Professores, Educação Matemática nas Séries Iniciais, Formação do Regente Alfabetizador, Letras Inglês, Diversidade Religiosa, Desvendando os Segredos do Texto, Química e Artes/Música – Ensino de Música nas Escolas.