– Reitor ressalta também crescimento no número de mestres e doutores –

A Universidade Estadual de Montes Claros ampliou sua atuação e alcançou o total de investimentos da ordem de R$ 124 milhões em obras físicas e na melhoria das ações do ensino, pesquisa, pós-graduação e extensão. Houve avanço expressivo na prestação de serviços à comunidade regional, com destaque para o Hospital Universitário Clemente de Faria, que atingiu mais de 480 mil procedimentos hospitalares e ambulatoriais.

Os dados foram apresentados com o informativo “Unimontes em Números” durante o “Encontro com a Imprensa”, na manhã desta sexta-feira (21/02), quando o reitor João dos Reis Canela e integrantes da gestão superior receberam os profissionais de rádios, jornais, TVs e portais eletrônicos da cidade, no Casarão da Fafil. O local é a futura sede do Museu Regional do Norte de Minas, da Unimontes.

Somente em 2013, a Universidade aplicou R$ 4.334.597,77 em infraestrutura no campus-sede e nas demais unidades, entre as quais a construção do Centro de Pesquisa em Ciências Humanas (R$ 1.256.165,23), ampliação do Centro de Educação Profissional e Tecnológica/CEPT (R$ 545.597,230) e as obras de reforma e adaptação da Policlínica Doutor Hermes de Paula (R$ 427.487,57). Foram investidos R$ 1.897.716,02 na execução da 1ª etapa do auditório do campus-sede para 780 pessoas, obra executada com recursos liberados pelo Governo do Estado.

O Campus de Janaúba também é beneficiado e recebe as obras do Laboratório de Fisiologia Vegetal e Fisiologia Pós-Colheita (R$ 306.242,74), a construção do Centro de Referência e do galpão de insumos referentes ao Programa Crad – Mata Seca (R$ 152.977,57). Foram destinados R$ 72.284,56 para a conclusão do Laboratório de Solos.

Um dos destaques das ações da Unimontes em 2013 foi o Programa Brasil Profissionalizado, que envolve o total R$ 109.727.055,89 investidos na construção de 13 escolas técnicas em Bocaiuva, Brasília de Minas, Espinosa, Grão-Mogol, Ibirité, Janaúba, Joaíma, Lagoa Santa, Manga, Monte Azul, Pompéu, Taiobeiras e Unaí.

RITMO DE OBRAS MANTIDO EM 2014

A Universidade programou uma série de obras para implementação em 2014, com destaque para reforma e ampliação de prédios do campus-sede e do Campus de Janaúba (R$ 532.422,37), melhorias nos laboratórios de Biologia do campus-sede (R$ 252.611,38) e ampliação das instalações do almoxarifado central (R$ 263.373,50), além de projetos de prevenção e combate a incêndio (R$ 61.250,00). Também já estão assegurados investimentos de R$ 994.416,36 para a construção da primeira etapa do Centro Tecnológico da Unimontes (campus-sede) e serão aplicados R$ 25.686,88 na construção do abrigo da Estação Sismológica, no Parque Estadual da Lapa Grande.

PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO – Houve, também, investimento nas áreas de infraestrutura para as atividades de pesquisa e pós-graduação, na ordem de R$ 5.955.660,70 e R$ 4.478.164,73, respectivamente. As ações foram viabilizadas a partir da captação de recursos junto a agências de fomento, principalmente, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) e o Conselho Nacional do Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

O professor João Canela destacou que esses investimentos proporcionaram à instituição expressivo avanço no incremento da pesquisa e na implementação e melhoria dos cursos de mestrado e doutorado. A Unimontes alcançou o total de 566 projetos de investigação científica aprovados, 190 grupos e 51 linhas de pesquisa. Foram concedidas 452 bolsas de iniciação científica. Outro destaque foi a publicação de 263 artigos resultantes de estudos e trabalhos científicos desenvolvidos por professores, pesquisadores e acadêmicos da universidade.

AUMENTO DE MESTRES E DOUTORES

Na manutenção do ritmo crescente da qualificação docente, a Universidade atingiu o índice de 51,45% de professores com titulação Stricto sensu: 462 mestres e 226 doutores. A instituição oferece 10 mestrados e dois doutorados próprios, além de cinco doutorados e dois mestrados interinstitucionais. Ao todo, são 529 alunos matriculados nos cursos Stricto sensu.

A Unimontes chegou ao final de 2013 com 12.015 alunos matriculados em 158 cursos, com 9.537 acadêmicos em 54 cursos regulares de graduação. Na educação a distância, a instituição soma 1.669 alunos em 37 cursos oferecidos por intermédio da parceria com a Universidade Aberta do Brasil (UAB), do MEC.

ATENDIMENTO NA EXTENSíO – Na extensão universitária, 507.860 pessoas foram beneficiadas em 118 projetos e programas, que tiveram a participação de 2.225 acadêmicos. Uma das ações mais expressivas é o Projeto Unimontes Solidária, que proporcionou atendimento a 25.746 pessoas em várias cidades do Norte de Minas.

AMPLIAÇÃO DO HUCF E RESTAURANTE UNIVERSITÁRIO

Único hospital da região com atendimento bancado exclusivamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), o Hospital Universitário Clemente de Faria realizou 481.638 mil procedimentos hospitalares e ambulatoriais em 2013. A unidade recebeu investimentos da ordem de R$ 10 milhões na melhoria da infraestrutura física como a conclusão do Bloco B, implantação do sistema de energia solar, ampliação de 10 leitos de UTI Adulto, 25 leitos de enfermarias e diversos equipamentos de suporte à vida, viabilizados com recursos liberados pelo Governo de Minas e com doações do empresário Aloísio de Andrade Faria (Grupo Alfastar). Em 2014, a unidade contará com o próprio Centro de Pesquisa.

Outra unidade que apresentou resultado positivo na prestação de serviços a comunidade foi o Restaurante Universitário, que, em seu segundo ano de funcionamento registrou aumento de 22% no número de atendimento diário, totalizando 180.941 refeições servidas em 2013. O índice de aprovação por parte dos freqüentadores do restaurante é de 90%.