Unimontes pode realizar concurso público ainda em 2012 (foto: Christiano Jilvan)

Conteúdo do Site Antigo

Unimontes agiliza ações junto à Seplag para realizar concurso de professores em 2012

By DTI

January 21, 2012

A Universidade Estadual de Montes Claros reforçou junto ao Governo de Minas o interesse em realizar o concurso público de provas e títulos para docentes. O assunto foi abordado durante audiência do reitor da Unimontes João dos Reis Canela, com a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão, Renata Vilhena, nessa quarta-feira (18/01), em Belo Horizonte.

A disposição da Unimontes e da Seplag, uma vez finalizados os trâmites legais, é de promover o processo de seleção ainda neste ano. O pedido reafirmando oficialmente a autorização do concurso público para provimento dos cargos efetivos de professores foi encaminhado à Secretaria em 15 de dezembro de 2011.

“O concurso será de suma importância para o fortalecimento institucional e o Governo de Minas nos demonstra de forma irrefutável que percebe a importância deste processo para consolidação da Unimontes”, observou o professor João dos Reis Canela.

COMISSíO

Na condição de reitor da Unimontes, o professor João Canela teve a primeira reunião com a secretária Renata Vilhena sobre o projeto de realização do novo concurso de professores em 13 de abril de 2011. Através da portaria 134, foi constituída a comissão especial para a elaboração das propostas, presidida pelo professor Vicente Ribeiro Rocha Júnior, pró-reitor de Pesquisa. Também a compõem representantes da Diretoria de Desenvolvimento de Recursos Humanos (DDRH), pró-reitorias de Ensino, Pós-Graduação e de Extensão e representantes da Comissão Técnica de Concursos, Centros de Ensino, departamentos acadêmicos e da Associação dos Docentes da Unimontes (Adunimontes).

O trabalho desta comissão mista foi de promover reuniões periódicas com as diretorias de centro e departamentos para estabelecer as demandas sobre as áreas de conhecimento a serem contempladas pelo concurso. Após ampla discussão com todos os segmentos interessados, fruto do trabalho da comissão mista, o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepex) da Unimontes aprovou por unanimidade, no dia 13 de dezembro último, a resolução 319/2011 que estabelece as normas para a realização do processo de seleção de docentes.

A partir daí, através o ofício 426/2011, a Unimontes oficializou em 15 de dezembro, junto ao Governo do Estado, a solicitação do concurso público.

O próximo passo, agora, é finalizar a elaboração dos formulários sobre os cargos específicos para cada carreira. O trabalho é conduzido pela DDRH. Esse documento será encaminhado à Superintendência Central de Política de Recursos Humanos da Seplag para análise técnica. Caberá à Câmara de Coordenação Geral, Planejamento, Gestão e Finanças também da Seplag a avaliação dos aspectos quantitativos e qualitativos da demanda para o concurso.

Será o Conselho Universitário da Unimontes o órgão responsável em estabelecer os determinantes do edital para o novo concurso para docentes. O número de vagas levará em conta os contratos de designação em vigência até 31 dezembro de 2011, conforme determina a lei estadual 10.254/90.

NOVO ENCONTRO

Nesta sexta-feira (20/01), foi realizado um novo encontro em Belo Horizonte com a participação de representantes da Seplag, Unimontes, Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) e da Associação dos Docentes da Unimontes (Adunimontes) para a análise de pauta sobre temas como dedicação exclusiva, flexibilização de carga horária para professores efetivados, promoção por escolaridade e revisão dos direitos de aposentadoria, dentre outros pontos.

O encontro discutiu, ainda, assuntos relacionados ao concurso público da Unimontes, tais como: prazo para análise técnica por parte da Seplag, previsão de data para a realização do concurso e os índices percentuais de dedicação exclusiva. Estiveram presentes pela Seplag a diretora da Superintendência Central de Política de Recursos Humanos, Maria Isabel Rolla França; a subsecretária de Gestão de Pessoas, Fernanda de Siqueira Neves e o assessor-chefe de Relações Sindicais, Elian Guimarães de Oliveira.

O diretor de Desenvolvimento de Recursos Humanos (DDRH), Allysson Danilo Dantas Silva, e a chefe do Escritório de Representação na Capital (ERU), Nadja Naira Guimarães, estiveram no encontro pela Unimontes, enquanto que a diretoria da Adunimontes contou com as presenças da presidente Márcia Bicalho Noronha e dos diretores Maria Helena e Souza Ide e Rômulo Soares Barbosa. A vice-reitora Santuza Abras e a diretora de Recursos Humanos Maria Regina Barroso, representaram a UEMG na reunião.