Conteúdo do Site Antigo

Unimontes abre as comemorações do cinquentenário nesta sexta-feira

By DTI

January 04, 2012

Será realizada nesta sexta-feira (6/01), o lançamento oficial das comemorações pelo cinquentenário da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). A instituição é resultante da transformação da antiga Fundação Norte Mineira de Ensino Superior (FUNM), criada em 24 de maio de 1962. As atividades serão iniciadas às 9 horas, com um culto em ação de graças no auditório Mário Ribeiro da Silveira (prédio 6), no Campus Universitário Professor Darcy Ribeiro.

Às 19h30, acontecerá a solenidade oficial de abertura do cinquentenário, nas dependências da Biblioteca Central, no campus-sede, com o lançamento pelos Correios do selo comemorativo dos 50 anos da Unimontes, seguido de concerto especial.

O reitor João dos Reis Canela destaca que o objetivo da Unimontes é comemorar o cinquentenário com a efetiva participação dos professores, servidores técnico-administrativos, alunos e a comunidade em geral. “É extremamente honroso para toda a universidade e para a comunidade servida por ela viver esse momento em que se comemora 50 anos de ensino superior público no Norte de Minas. A nossa instituição mudou os rumos da região onde está inserida, através de suas ações e compromissos”, afirma o reitor.

Ele também destaca o trabalho dos pioneiros do ensino superior regional. “Temos uma herança importante e pioneira da antiga Fundação Norte Mineira de Ensino Superior, que, com suas lideranças, competências e desafios, nos deu o aporte necessário para que hoje pudéssemos ter uma universidade pública em pleno desenvolvimento, que implementa as ações do ensino, pesquisa e extensão, valores que são amplamente conhecidos pela sociedade do Norte de Minas, de Minas Gerais e do Brasil”.

Para a vice-reitora Maria Ivete Soares de Almeida, a Unimontes, juntamente com outras instituições, “cumpre esse importante papel de formar e informar pessoas nas diversas áreas do conhecimento, modificando o cenário político, cultural e do saber”.