Unimontes já entregou ao mercado de trabalho 930 técnicos e auxiliares em higiene bucal (arquivo Ascom)

Conteúdo do Site Antigo

Turma de técnicos em Saúde Bucal participa de formatura em Pompéu

By DTI

September 01, 2011

Será realizada no próximo sábado (3/9), em Pompéu, a solenidade de formatura de 33 novos técnicos em Saúde Bucal. Trata-se da turma do curso de educação profissionalizante de nível médio oferecido naquele município pelo Centro de Ensino Profissional e Tecnológico/Escola de Saúde (CEPT/ES), da Universidade Estadual de Montes Claros, por intermédio do convênio 086/2006, com o Ministério da Saúde.

A cerimônia será realizada no recinto da Câmara Municipal, às 19 horas, com a participação de autoridades locais, além de familiares e convidados.

Pelo dispositivo do convênio com o Governo Federal, a universidade se responsabiliza pela capacitação de 211 Técnicos em Saúde Bucal de 7 municípios do Norte e Centro do Estado. O coordenador das atividades, professor Nilo Sérgio Ferreira Pinto, informa que nos próximos dias 17 e 30 ocorrerão as solenidades de formatura nos municípios de Montalvânia e Mato Verde, respectivamente. Em Montes Claros e em São João da Ponte, os eventos similares foram realizados em junho último.

O curso beneficiou também os municípios de Diamantina e de Curvelo.

ATENDIMENTO À DEMANDA REGIONAL

Ainda segundo o professor Nilo Pinto, pesquisa realizada em 1993, em âmbito regional, constatou uma carência de cerca de 95% em pessoas capacitadas no Norte de Minas para a área de saúde bucal. Diante do quadro, a então Escola Técnica de Saúde da Unimontes (atual CEPT) iniciou naquele ano um curso de educação profissional em Higiene Bucal, diplomando 25 profissionais dos diversos municípios da região.

No mesmo ano, foi elaborado um projeto para ampliação das ações encaminhado ao Ministério da Saúde, resultando na assinatura de convênio entre o Governo Federal e a Unimontes, cuja primeira turma atendeu a 63 municípios da região, através de 14 Núcleos Descentralizados.

Desde a implantação do curso até hoje, a Universidade Estadual de Montes Claros já diplomou 930 técnicos e auxiliares em Saúde Bucal.