Tecnologia. O aplicativo Já em Casa é o primeiro projeto da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Universidade Estadual de Montes Claros (Inemontes) selecionado para o Programa Acelera MGTI da Fumsoft em parceria com Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas). O processo seletivo, realizado na primeira quinzena de julho, contou com a parceria da Sociedade Mineira de Software (Fumsoft), com destaque para projetos inovadores de base tecnológica em informática durante a 11ª edição do Programa.
A iniciativa da Unimontes, que surgiu a partir de um projeto pré-incubado na Inemontes, é gerida pelo acadêmico de Sistemas de Informação da Universidade e co-fundador do Já em Casa, Maycon Willer. As “startups” são empresas inovadoras de qualquer área ou ramo de atividade que recebem aporte de capital e geralmente são formadas em casa ou nas Universidades. O programa da PUC-Minas terá inicio em agosto.
Diretora Executiva da Inemontes, a professora Sara Gonçalves Antunes de Souza destaca que a seleção é um importante incentivo para a criação de mais “startups” e projetos inovadores. “A incubadora estimula projetos inovadores. Estamos felizes com esta seleção já que o potencial é altamente significativo e resultado de muito esforço e dedicação dos gestores e da própria Incubadora”, reforçou.
CULTURA DO EMPREENDEDORISMO
Para a diretora, o projeto contribui com a cultura do empreendedorismo que a Unimontes estimula ao longo dos anos. “Esta iniciativa acadêmica foi germinada em sala de aula, tomou forma na Inemontes e logo ganhou o mercado. Um serviço web que deve se transformar em breve em um aplicativo criado pelo acadêmico Maycon Willer”.
“Já Em Casa” é um aplicativo criado por Willer, que cursa Sistemas de Informação na Unimontes. Mineiro de São Francisco (Norte de Minas), o acadêmico criou o serviço em parceria com o co-fundador Lucas Viana, que é de Janaúba, aluno do curso de Engenharia de Computação (PUC-Minas). Trata-se de um sistema de pedidos de delivery on-line, que conecta os clientes aos principais restaurantes e lanchonetes de Montes Claros.
A proposta do “Já em Casa” foi inscrita na plataforma da Fundacity. A 1ª etapa baseou-se na análise dos dados informados. Na etapa seguinte, os empreendedores fizeram uma breve apresentação de seus projetos, o chamado Pitch. A modalidade de avaliação é conhecida no meio dos novos empreendedores que, em poucos minutos, deve apresentar a ideia para a banca examinadora.
No 2º semestre, o “Já em Casa” será uma empresa acelerada na Fumsoft. O processo de aceleração é dado para a startup que já tem o seu produto em comercialização e o empreendimento receberá serviços como instalações físicas e infraestrutura gerenciada, gestão empresarial, acesso a editais públicos de subvenção à inovação e orientação para formulação de proposta. E ainda: assessorias e consultorias nas áreas jurídica, mídia, financeira, tecnológica, mercado, comunicação visual, fusões e aquisições, além de capacitação em marketing, vendas, estratégia, venda corporativa, venda direta, canais digitais, gestão do capital humano, finanças, internacionalização, dentre outros.