Conteúdo do Site Antigo

Tecnologia: Projeto da Incubadora de empresas é aprovado em edital do Sebrae

By DTI

September 10, 2015

A Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Unimontes (Inemontes) teve projeto aprovado no âmbito do edital 1/2015, do Centro de Referência para Apoio a Novos Empreendimentos (Cerne), vinculado ao Serviço Brasileiro de Apoio à Pequena e Média Empresa (Sebrae). A entidade da Universidade Estadual de Montes Claros será contemplada com recursos da ordem de R$ 230 mil.

O edital foi lançado em nível nacional, contemplando 91 incubadoras em todas as regiões do País, com o investimento total de R$ 28,8 milhões para a implantação do Cerne I e Cerne II em incubadoras brasileiras. Além disso, o Sebrae oferece a certificação dessas instituições como Centros de Referência para Apoio a Novos Empreendimentos.

Conforme explica a diretora-executiva da Inemontes, professora Sara Gonçalves Antunes de Souza, os recursos viabilizados com o edital Cerne 1/2015 serão aplicados em cursos de treinamento e na qualificação da equipe da própria entidade e de pessoal das empresas de base tecnológica atendidas.

Segundo a pesquisadora o aporte financeiro também é destinado à promoção de eventos. Atualmente, a Inemontes conta com quatro empresas de base tecnológica. “A aprovação do projeto no âmbito do edital Cerne 01/2015 representa a certificação e o reconhecimento ao trabalho desenvolvido pela Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Universidade Estadual de Montes Claros”, pontua Sara Gonçalves, que é professora vinculada ao Departamento de Economia da Unimontes.

CRESCIMENTO

“Outro aspecto importante é que o fato atesta o amadurecimento da nossa incubadora de empresas, que passa para um novo patamar na condução dos seus trabalhos. Com a certificação, poderemos participar de outros editais do Cerne”, avalia a diretora da Inemontes.

Fruto de uma parceria entre a Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) e o Sebrae, o Cerne é um modelo de gestão que visa promover a melhoria expressiva nos resultados das incubadoras de diferentes setores de atuação.

Para isso, determina boas práticas a serem adotadas em diversos processos-chave, que estão associados aos níveis de maturidade (Cerne 1, Cerne 2, Cerne 3 e Cerne 4). Cada grau representa um passo da incubadora em direção à melhoria contínua.

SERVIÇOInemontesIncubadora de Empresas de Base TecnológicaOnde funciona: prédio 7, sala 303Campus-Sede da UnimontesTelefone: (38) 3229-8347e-mail: diretoria.inemontes@gmail.com