Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes

Sustentabilidade em debate no VI Encontro dos Povos do Cerrado

Cerrado é o principal bioma do Norte de Minas (Divulgação)

“Sustentabilidade e desenvolvimento: aspectos físicos e territoriais do Norte de Minas”. Esse é o tema principal do VI Encontro Regional dos Povos do Cerrado, que a Universidade Estadual de Montes Claros realiza a partir desta quarta-feira (1º), no Centro de Convenções de Pirapora. As atividades se estenderão até o dia cinco próximo, sob organização do departamento de Geociências, com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) e Prefeitura.

Na programação oficial, palestras, mesas-redondas, shows artísticos e apresentação de trabalhos científicos, além de uma “multifeira” para mostra e venda de produtos artesanais do cerrado da região. Professores e acadêmicos do curso de Geografia ministrado naquele campus, também atuam na coordenação geral do VI Encontro.

Segundo o chefe do departamento de Geociências, Guilherme Guimarães Oliveira, a promoção prioriza mesmo a discussão acerca do desenvolvimento regional pela sustentabilidade. “O bioma cerrado é importante para o equilíbrio ambiental, considerando suas fauna e flora e, sobretudo, os seus recursos hídricos. O desenvolvimento não pode causar desequilíbrios ao sistema”, completou.

Através do VI Encontro Regional dos Povos do Cerrado, a Unimontes pretende, ainda, despertar a atenção da comunidade e das lideranças em geral para a situação em que se encontra o Cerrado e os riscos aos quais está exposto em face do atual modelo de desenvolvimento.

Ao final dos debates, a meta da Universidade junto às populações tradicionais, trabalhadores rurais, pesquisadores, organizações não governamentais, pescadores, agentes públicos e empresários, é de elaborar novas propostas para o fortalecimento das políticas públicas de conservação e a sustentabilidade do Cerrado. Dentre as comunidades do biotema estão os Cerradeiros, Geraizeiros, Catingueiros, Veredeiros, Vazanteiros, Barranqueiros, Pescadores, indígenas e Quilombolas.

Outras informações podem ser obtidas no departamento de Geociências e na coordenação do curso de Geografia, no prédio 2 do campus-sede ou através dos telefones (38) 3229-8238 e 3229-8326, em Montes Claros, e (38) 3741- 3056, no campus de Pirapora.