Prossegue até a próxima sexta-feira (15), na Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), a VI Mostra Científica de Enfermagem, com programação variada entre minicursos, palestras, debates e apresentação de trabalhos científicos. A interação entre os profissionais da área de saúde para a melhoria das ações do Sistema Único de Saúde (SUS) é um dos principais temas de discussões do evento, organizado pelo departamento de Enfermagem.
A mostra científica foi aberta nessa segunda-feira (11) à noite, no auditório Mário Ribeiro da Silveira (prédio 6/campus-sede), em solenidade presidida pelo reitor João dos Reis Canela, que contou também com a presença da presidente do Conselho Regional de Enfermagem (COREN) de Minas Gerais, Telma Ramalho Mendes.
Na oportunidade, o professor João Canela destacou a importância da iniciativa para debater os avanços e desafios enfrentados no âmbito do SUS. “A filosofia do Sistema Único de Saúde é imbatível. Entretanto, sua operacionalidade ainda deixa a desejar”, afirmou o reitor, lembrando que mais de 80% dos brasileiros dependem do SUS para ter acesso ao atendimento médico-hospitalar.
Ele ressaltou que, para a melhoria da assistência à população, é necessária maior participação dos profissionais, de forma multidisciplinar, levando em conta também os avanços tecnológicos. “A nossa universidade, ao longo dos últimos anos, tem trabalhado para que tenhamos profissionais verdadeiramente competentes, com sensibilidade para entender as questões relativas à importância do Sistema Único de Saúde”, observou o professor João Canela.
350 TRABALHOS CIENTÍFICOS
A chefe do departamento de Enfermagem, Simone Guimarães Teixeira Souto, destacou a importância da iniciativa para a difusão do conhecimento e da pesquisa na área de saúde, contribuindo diretamente para a melhoria do SUS. “A VI Mostra Científica de Enfermagem se evidencia como o caminho para o estímulo à aprendizagem, ao congregar 350 trabalhos de pesquisa inscritos no evento”, afirmou.
Ela salientou que a mostra científica, a cada edição, fomenta discussões e ideias, “contribuindo para a construção de novas práticas do processo de ensino e aprendizagem, propiciando maior visibilidade à enfermagem”. Lembrou que a mostra se consolida como um evento multidisciplinar, com a participação de enfermeiros, médicos, biólogos, odontólogos e outros profissionais.
“A Unimontes promove um trabalho de articulação entre os diversos campos da pesquisa, fomentando as discussões e proposições para o bom funcionamento do SUS. Alem disso, estamos contribuindo plenamente para a realização de pesquisas que promovam inovações essenciais na universidade e na comunidade”, afirmou Simone Teixeira Souto.
O funcionamento do SUS voltará a ser discutido durante a Mostra Científica de Enfermagem, nesta quinta-feira. Entre as 14 às 17 horas, debate sobre o tema “SUS, trabalho e trabalhadores da saúde: a especificidade na enfermagem”, tendo como conferencista a professora Maria Auxiliadora Cordova Christófaro.
PROGRAMAÇÃO PARALELA
Paralelamente à VI Mostra Científica, acontecem outros dois eventos: a III Mostra Paralela de Vídeos em Saúde – da Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz) -, I Mostra de Monografias, Dissertações e Teses, II Exposição Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e a II Exposição da Associação Brasileira de Pós-Graduação em Saúde Coletiva – Abrasco.