Conteúdo do Site Antigo

Superintendência de Polícia Técnico-Científica retoma projeto do Posto de Perícia Integrado

By DTI

June 24, 2015

Retomar o projeto de construção da nova sede do Instituto Médico Legal (IML), dentro da proposta de um posto de Perícia Integrado (PPI) e com o envolvimento direto do Governo de Minas Gerais – por meio da Polícia Civil e da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). Este é o objetivo de um novo plano de ação que será elaborado para construção e readequação do IML de Montes Claros, que desde o ano 2000 funciona em espaço cedido no campus-sede, por meio de parceria entre as duas instituições. 

Na terça-feira (23/6), pela manhã e à tarde, no Salão dos Conselhos da Unimontes, foram realizadas novas reuniões para a retomada das ações com representantes da Polícia Civil, da Secretaria de Saúde de Montes Claros e da Vigilância Sanitária. O encontro foi conduzido pelo superintendente da Polícia Civil Técnico-Científica, André Luiz Barbosa Roquette, que destacou a necessidade de elaboração de um plano de ação com as demandas e prazos adequados. 

“A partir de um prazo mais extenso, teremos a condição de analisar cada ação, a partir dos recursos e dos investimentos necessários para concretizar a criação da PPI. A Unimontes demonstrou interesse e disposição todo o tempo e a própria Universidade cedeu área no campus para a construção definitiva do Posto de Perícia Integrado”, disse Roquette, que também é professor universitário e médico legista.

ABRANGÊNCIA  

A atual estrutura do IML atende a mais de 90 municípios do Norte de Minas, assim como a comunidade acadêmica para práticas do curso de Medicina da Unimontes e de outras instituições de ensino superior da região. 

“A criação do Posto de Perícia Integrado e a readequação da sede do IML sempre estiveram na pauta de nossas discussões com a Polícia Civil e com o Governo do Estado”, pontuou o reitor da Unimontes, professor João dos Reis Canela. E completou: “a Universidade compreende a importância do posto do IML não só para o atendimento acadêmico, mas também para toda comunidade. Por essa razão, retoma esse projeto com a Superintendência Geral da Polícia Técnico-Científica com a intenção de restabelecer e efetivar a proposta”. 

O superintendente da Polícia Civil afirmou ainda que, a ideia, agora, é potencializar as ações já iniciadas para que sejam executadas de forma adequada na melhor prestação de serviço para a comunidade. A sede do IML ainda esbarra numa série de problemas estruturais diante da demanda cada dia mais crescente em Montes Claros e no Norte de Minas. Por isso, foi apresentada proposta de criação da PPI. 

O IML se tornaria um posto de Perícia Integrado em espaço maior com a ampliação da rede de beneficiários, como os órgãos de segurança pública e as instituições de ensino superior, que utilizarão o espaço para prática de estágios acadêmicos. A construção da nova sede já foi aprovada pelo Governo de Minas e a Unimontes disponibilizou equipe técnica para a cessão de terreno no campus-sede como apoio para pesquisas e estudos, bem como para as análises periciais técnicas já realizadas pelo atual Instituto Médico Legal. 

NOVAS AÇÕES 

O novo IML permitirá a maior integração dos organismos de segurança e instituições de ensino superior, com espaços para as perícias especializadas, adequação de salas e equipamentos para médicos legais e peritos, além de setor especializado para realização de necropsias e de perícias. O projeto prevê, ainda, a criação do Serviço de Verificação de Óbito (SOV). 

O Delegado Regional de Montes Claros, Giovanni Siervi Andrade, participou do encontro e falou da importância da parceria com a Unimontes. Ele ressaltou que já foram iniciados os levantamentos quanto às novas demandas e os custos atuais do projeto. “Nossa expectativa agora é de dar novos direcionamentos ao projeto que é de extrema importância para a comunidade do Norte de Minas”, lembrou. 

Após a reunião, os representantes da Polícia Civil, o reitor e vice-reitor da Unimontes visitaram a sede do IML e constataram a situação do local. Foram identificadas as carências e dificuldades estruturantes do Instituto Médico Legal.  Também foi apresentado a equipe o projeto de reforma do IML com atualização de informações técnicas acerca da obra. 

PRESENÇAS

A reunião entre Unimontes e a Superintendência da Polícia Civil Técnico-Científica de Minas Gerais reuniu ainda o Superintendente do Hospital Universitário Clemente de Faria, José Otávio Braga Lima, o Diretor Administrativo do HUCF, Márcio Veloso, o Diretor de Desenvolvimento Acadêmico do HUCF, Roberto Rodney, o professor e médico legista José Geraldo de Freitas Drumond, o Assessor da Superintendência de Polícia Técnico-Cientifica, José Roberto de Rezende Costa, O Coordenador de Vigilância Sanitária da Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros, Walcia Mendes da Silva Filho, além de peritos, professores da área de saúde e representantes da Polícia Civil e da Secretaria Municipal de Saúde de Montes Claros.