Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes

Superação e realizações na outorga unificada da Unimontes: “a graduação é apenas o início do caminho”, convida o reitor

Sem um “empurrão” da professora ainda no ensino médio e o apoio dos colegas na Universidade, somados à própria força de vontade, Josmar Ribeiro Fonseca, deficiente visual desde os 24 anos, não teria levantado o canudo e comemorado bastante a tão sonhada graduação como nova bacharel em Direito. A conquista, que ela resume como “quitar uma dívida consigo mesma, na base da superação”, foi sacramentada na noite dessa segunda-feira (29/7), durante a solenidade de outorga de grau unificada para 13 cursos do campus-sede da Universidade Estadual de Montes Claros – referente ao primeiro semestre de 2019.

Reitor da Unimontes, professor Antonio Alvimar Souza durante pronunciamento – Fotos: Andrey Librelon/Unimontes

Na história de cada graduado, independentemente das limitações, a emoção toma conta pelo fim ou o começo das jornadas acadêmicas e profissionais, respectivamente. Essa foi a mensagem do reitor da Unimontes, professor Antonio Alvimar Souza, dirigida aos 171 graduandos, familiares e convidados que lotaram a Quadra 1, no campus-sede. “Este é mais um rito de passagem na vida. Saímos da infância para a idade adulta, de casa para a cerimônia de casamento e, também, como esta solenidade, marcamos o término de uma etapa”, lembrou o reitor.

A família da graduanda Cinara Soares Roberto Rocha é natural de Pernambuco. Há 27 anos, os pais se estabeleceram com comércio na região Norte de Minas. “Esta noite é inédita em nossas vidas. Ela é a nossa filha única. Tivemos problemas de saúde quando ela ainda era jovem. A vitória representa muito pra todos nós”, revelaram, emocionados, Rosa Maria e Lucenildo Roberto, pais da agora médica Cinara Soares.

“Uma noite muito especial”, comemorou a família da bacharel em Direito Fernanda Brant

Alba Passos não tirou os olhos da filha Júlia Passos, que se formou em Direito. “Estamos sem palavras. Uma noite muito especial”, comemorou. Fernanda Brant, que já foi aprovada no exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) era só gratidão com familiares e amigos. “Foram anos de aprendizagem. Agora quero retribuir tudo o que aprendi. Meu sentimento é de voltar à casa [Unimontes] como docente. Esta talvez seja uma forma de retribuir à sociedade”, projeta a acadêmica.

“Nada é tão original como vir pela primeira vez para a Universidade. Espaço complexo, grande, às vezes cheios de interrogações e indecisões. A Universidade quer ser essa experiência, de nos formar para a convivência com o mundo diverso, com o mundo da pluralidade. Sejam agradecidos por esses longos anos aqui na Universidade. Ela continuará sendo a casa de vocês. A graduação é apenas o caminho. Voltem para a pós-graduação, para o mestrado, doutorado, pós-doutorado. Voltem para a livre docência. Voltem para a Universidade”, convidou o reitor em discurso emocionado.

Alba Passos – direita – não tirou os olhos da filha Júlia Passos, durante a solenidade

“O conhecimento não é uma propriedade individual, mas algo que nós adquirimos para compartilhá-lo com as pessoas que estão a nossa volta”, concluiu o reitor.

NOVOS PROFISSIONAIS

Foram diplomados novos profissionais nas áreas de Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Ciências Sociais, Direito/Matutino, Direito/Noturno, Engenharia Civil, Geografia, História, Letras/Espanhol, Matemática, Medicina e Pedagogia.

No dia 24 de junho último, a Universidade diplomou outros 185 profissionais em cursos de graduação ministrados no campus-sede, em solenidade referente ao segundo semestre de 2018. Com a outorga de grau unificada promovida no mês anterior, a Unimontes alcançou o total de 55.487 profissionais diplomados nas diversas áreas do conhecimento ao longo de 57 anos de existência.

VEJA – GALERIA DE FOTOS DA COLOCAÇÃO

Trailer da outorga