Curso de Zootecnia da Unimontes já graduou 132 profissionais (fotos: arquivo Ascom)

Conteúdo do Site Antigo

Solenidade oficial comemora os 10 anos do curso de Zootecnia da Unimontes

By DTI

March 20, 2012

A Universidade Estadual de Montes Claros comemora nesta semana, os dez anos de implantação do curso de graduação de Zootecnia, ministrado de Janaúba (Norte de Minas). A solenidade oficial acontecerá na próxima sexta-feira (23), às 14 horas, no auditório do campus daquele município, presidida pelo reitor João dos Reis Canela, e faz parte das festividades alusivas aos 50 anos da instituição (maio de 2012).

O curso de Zootecnia foi implantado em 2002, em atendimento à demanda da comunidade regional para a formação de profissionais na área de produção animal para a pecuária e demais criações no Norte de Minas e Vale do Jequitinhonha, principalmente. Nos primeiros 4 anos de atividades, a graduação funcionou em Salinas. Em 2006, o curso foi transferido para o campus de Janaúba.

As comemorações desta sexta-feira serão marcadas, também, pela apresentação de vídeo institucional, depoimento de ex-alunos, plantio de árvores, sessão de homenagens e o descerramento de placa. No dia 24 (sábado), acontecerá um baile de confraternização.

O chefe do departamento de Ciências Agrárias, professor Marcos Koiti Kondo, salientou que a Unimontes oferece um curso de ponta em nível nacional, sendo o segundo melhor curso da área de Zootecnia em Minas Gerais e o quarto melhor do País, conforme as avaliações oficiais do Ministério da Educação (MEC).

No Exame de Desempenho de Estudantes (ENADE/2010), o curso de Zootecnia da Unimontes recebeu o conceito máximo (nota 5). Até o final de 2011, a Unimontes graduou 132 zootecnistas – divididos em 9 turmas. Como diferencial, um projeto político-pedagógico que contempla o ensino, pesquisa e a extensão. A Unimontes também oferece o mestrado próprio em Zootecnia.