Conteúdo do Site Antigo

Show gratuito comemora o Dia Nacional do Choro no campus-sede

By DTI

April 25, 2013

Nesta sexta-feira (26/04), a Universidade Estadual de Montes Claros promoverá a apresentação musical do grupo “Chorões da Madrugada”, como parte das comemorações pelo Dia Nacional do Choro (23 de abril). O espetáculo será aberto às 20h40, no hall do prédio 2, com entrada gratuita. A iniciativa faz parte do projeto “Roda de Choro”, coordenado pelo departamento de Artes da Unimontes.

Ainda como parte das atividades alusivas à data, acontecerá na segunda-feira (29), o work“A Bateria e os Ritmos Brasileiros”, coordenado pelo professor Marco Antônio Caldeira Neves (chefe do departamento de Artes). Na terça-feira (30), será realizada a oficina “Pífanos – fabricação de instrumentos à base de materiais reutilizáveis e noções básicas de execução”, ministrada pelo professor Luciano Cândido e Sarmento, das 15 às 17h30.

A oficina “Pandeiro – fabricação de instrumentos à base de materiais reutilizáveis e noções básicas de execução”, será realizada no dia 3 de maio, com a professora Mônica Marley Sarmento (Funorte), das 15 às 17 horas. Cada participante deverá levar um prato médio para vaso de planta e cerca de 20 tampinhas de metal; os que já possuem o pandeiro devem levar o instrumento. As atividades, gratuitas, serão desenvolvidas em salas do curso de Artes, no prédio do campus-sede.

Roda de Choro

Coordenado pelo professor Luciano Cândido e Sarmento, o projeto Roda de Choro foi implantado pela Unimontes em 2005 e tem como objetivo principal reunir músicos e estimular a formação de grupos e a prática da música instrumental de um gênero tipicamente brasileiro. As atividades contam com a participação de 15 pessoas, entre professores, alunos do curso de Artes/Música e convidados.

Associado ao projeto está o grupo Chorões da Madrugada, que já se apresentou em diversos eventos institucionais e da comunidade, como o Festival de Cinema de Montes Claros, Festa do Pequi, “Festas de Agosto”, Comemorações do Centenário de Godofredo Guedes, “Circuito Cultural” e “Janelas da Matriz”. Também se apresentou em Belo Horizonte e cidades do Norte de Minas.