Conteúdo do Site Antigo

Sete alunos da Unimontes viajam para intercâmbio em Portugal

By DTI

September 10, 2012

Sete acadêmicos do curso de Educação Física/Licenciatura da Unimontes já estão na Universidade Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), na cidade de Vila Real, em Portugal, para o início das atividades como bolsistas do Programa de Licenciaturas Internacionais (PLI), oferecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Ministério da Educação (MEC). Na tarde desta segunda-feira (10/09), numa “solenidade de boas-vindas”, o grupo foi recebido pelo reitor da UTAD, Carlos Alberto Sequeira.

Trata-se de um projeto institucional, e nesse contexto, a Pró-reitoria de Ensino teve papel fundamental viabilizando ações de ordem funcional e de logística para permitir a participação dos acadêmicos.

REITOR – Antes da viagem para Portugal, o grupo do curso de Educação Física no PLI se reuniu na última quinta-feira (6/9), com o reitor João dos Reis Canela. Também participaram do encontro o coordenador do Núcleo de Intercâmbio e Cooperação Internacional (NIC) da Unimontes, professor João Felício Rodrigues Neto, e o professor, Jaime Tolentino Miranda Neto, coordenador do PLI no curso de Educação Física.

Na oportunidade, o reitor João dos Reis Canela enalteceu a importância da participação dos alunos da Unimontes em programas de intercâmbio e destacou que a experiência em Portugal será da mais alta significância para os intercambistas, com “bons resultados para a própria universidade ao proporcionar a renovação de conhecimentos numa instituição co-irmã”.

OPORTUNIDADE ÍMPAR

Os participantes do programa falaram sobre suas expectativas em relação à primeira oportunidade de realizar os estudos no exterior. “É uma oportunidade de ampliar os conhecimentos através do contato com outra cultura e com professores e alunos de outros países”, afirmou a estudante Camila Nunes Gonçalves, 19 anos.

O aluno Emerson Diego Rodrigues Veloso, 20 anos, ressaltou a satisfação de representar a Unimontes no programa da Capes/MEC, dividindo a mesma opinião com a estudante Maria Fernanda Macedo Santos, com a mesma idade. Por sua vez, o acadêmico Hiury Ramos de Andrade (20), disse que espera pelo crescimento pessoal. “A minha expectativa é de crescer como ser humano, aproveitando oportunidades como essa”, declarou Hiury.

No mesmo contexto, o acadêmico Ruan Carlos Alves da Paixão, 21 anos, afirmou que espera que a experiência venha contribuir sobremaneira para sua formação profissional. Vanderson Voney Gonçalves de Oliveira, 19, também intercambista na UTAD salientou que a seleção de representantes da Unimontes para o programa de intercâmbio financiado pela Capes/MEC é uma prova de competência das universidades públicas.

Por sua vez, o coordenador do NIC/Unimontes, professor João Felício Neto, enfatizou as vantagens que são oferecidas aos alunos selecionados para as bolsas na modalidade sanduíche do PLI. Os intercambistas terão direito a uma bolsa mensal de 870 euros oferecida pela Capes, pagamento das despesas com passagens e ainda auxílios para custeio de gastos com a moradia, alimentação e saúde. A permanência na UTAD pode chegar até a dois anos.

O diferencial do PLI está em seu caráter social, tendo em vista que os bolsistas contemplados necessariamente cursaram a maior parte da educação básica em escolas da rede pública.