Notícias

Sessão solene na Câmara Municipal marca comemoração dos 51 anos do curso de Ciências Econômicas da Unimontes

By Ascom Unimontes

November 17, 2023

Egressos da primeira turma do curso foram homenageados

O reitor da Unimontes, Wagner de Paulo Santiago e o vereador Daniel Dias junto dos egressos homenageados do curso de Ciências Econômicas da Unimontes. Fotos: Fabrícia Andrade

A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) comemora 51 anos de implantação do seu curso de Ciências Econômicas em 2023. A celebração foi marcada pela realização de sessão solene na Câmara Municipal de Montes Claros,  na noite de quinta-feira (16/11). A reunião foi proposta pelo vereador  Daniel Dias, egresso da Unimontes e  ex-presidente do Diretório Central dos Estudantes (DCE).

Presidida pelo vereador Wilton Dias, a sessão solene comemorativa  contou com presença do reitor da Unimontes, professor Wagner de Paulo Santiago; da diretora do Centro de Ciências Aplicadas (CCSA), professora Claudiana Aparecida Leal de Araújo; da chefe do Departamento de Ciências Econômicas, professora Paula Margarita Cares Bustamante; e do  coordenador do Curso de Ciências Econômicas da Unimontes, professor Emerson Costa dos Santos.

Participaram ainda professores, servidores técnico-administrativos e acadêmicos, juntamente com a presidente do Conselho Regional de Economia de Minas Gerais CORECON, Valquíria Aparecida Assis, e outros convidados.

Na oportunidade, o reitor da Unimontes, professor Wagner de Paulo Santiago, destacou a trajetória do curso de Ciências Econômicas da Unimontes  “O curso de Ciências Econômicas vem exercendo o seu papel de vanguarda no desenvolvimento regional, com um corpo docente altamente competente e qualificado com mestres e doutores. Desta forma, capacita profissionais que atuam em prol do crescimento econômico, fomentando a criação de mais empregos e mais renda para a nossa região, nosso estado e nosso país”, enfatizou.

O reitor salientou que não pode esquecer os pioneiros do curso de Ciências Econômicas da Unimontes já falecidos. Entre os quais, citou o professor Ávilo de Oliva Brasil, fundador da antiga Faculdade de Administração e Finanças do Norte de Minas (Fadec), e os professores Alfredo Dolabella Portela Filho e Afonso Maia. Ele enalteceu o trabalho de  outros professores que contribuíram  para a consolidação do curso, como Marcelo Martin Furtado, Jair Soares Rocha, Lourival do Amaral, Marcus Fábio Martins de Oliveira, Luciene Rodrigues (primeira doutora da nossa universidade) e Tânia Marta Maia Fialho.

NOVO TEMPO

O reitor Wagner de Paulo Santiago destacou os avanços da Universidade. “A Unimontes experimenta um novo tempo, de avanços e incremento de suas ações no ensino, na pesquisa, na extensão e na prestação de serviços”, afirmou.

O reitor da Unimontes, professor Wagner de Paulo Santiago

Ele lembrou que as ações de destaque da atual gestão da universidade estão o retorno do seu vestibular próprio, cujas provas serão realizadas no próximo dia 10 de dezembro, com 39.168 inscrições, divididos em dois grupos, para o  preenchimento de 2.734 vagas oferecidas em 68 cursos. O vestibular próprio é o maior processo seletivo da história da instituição.

O reitor Wagner Santiago ressaltou a importância do apoio que tem recebido na nova gestão. “Com o apoio da comunidade e com a parceria de instituições como a essa egrégia Câmara de Vereadores, continuaremos na nossa missão de contribuir com o desenvolvimento da sociedade, promovendo a inclusão e ampliando as oportunidades para os jovens. A Unimontes se fortalece como uma universidade pública, gratuita e de qualidade.”

O vereador Daniel Dias destacou a importância e contribuição do curso de Ciências Econômicas para a população. “Quero agradecer aos meus colegas vereadores visto que essa proposição teve aprovação desta casa legislativa, por unanimidade e reverenciar a implantação e o cinquentenário do curso de Ciências Econômicas como mola propulsora para o desenvolvimento da nossa região, tanto na área econômica com abertura de novas empresas, inserção de profissionais no mercado de trabalho nos setores privado e público, quanto no social através da promoção de estudos e pesquisas.”

Durante a reunião,  foi exibido um vídeo com mensagem do procurador de Justiça do Estado de Minas Gerais, Jarbas Soares Junior parabenizando o curso, seguida de homenagem e entrega de placa alusiva ao cinquentenário, aos egressos da primeira turma do curso de Ciências Econômicas da Unimontes: Ailton Lima Rocha, Márcia Machado Teixeira, Jair Soares Rocha, Maria das Graças Nassau, Sebastião Geraldo Mendes, Manoel Messias de Oliveira e Raul Caetano Sobrinho (In memoriam) representado pela filha Karina Larissa Cardoso.

PRESENÇAS

Também presentes na solenidade, o Comandante do 50º Batalhão de Polícia Militar de Minas Gerais, Tenente coronel Guilherme Antunes Machado; e representantes da 11ª Região da Polícia Militar e do 10º Batalhão de Polícia Militar de Minas Gerais; e o presidente da Comissão de Igualdade Racial da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Montes Claros, Walisson Mendes Santos representando o presidente da OAB Montes Claros, Hebert Alcântara.

HISTÓRICO DO CURSO

O curso de Ciências Econômicas da Unimontes foi criado em julho de 1972, pela Faculdade de Administração e Finanças do Norte de Minas (Fadec), unidade da antiga Fundação Norte Mineira de Ensino Superior (FUNM), atual Unimontes. A Fadec implantou também os cursos de Administração e Ciências Contábeis.

O coordenador do Curso de Ciências Econômicas da Unimontes, professor Emerson Costa dos Santos – Foto: Fabrícia Andrade

Naquela ocasião, Montes Claros e o Norte de Minas receberam diversas indústrias, atraídas pelos incentivos fiscais da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene). A partir desse processo de industrialização, a região Norte de Minas experimentou um período de crescimento econômico e a cidade de Montes Claros se tornou importante polo de desenvolvimento regional.

O coordenador do Curso de Ciências Econômicas da Unimontes, professor Emerson Costa dos Santos destacou: “A Unimontes desempenha um papel crucial no norte de Minas ao oferecer o curso de Ciências Econômicas numa região caracterizada por tantos desafios econômicos. A Universidade ao completar 61 e o curso seus 51 anos de contribuição, destaca-se como instituição vital na formação de profissionais capacitados”.

O curso não apenas fornece profissionais capacitados, mas promove uma visão reflexiva e transformadora da realidade econômica local ao enfatizar valores éticos, cidadania, respeito ambiental e dentre outros. Isso reflete o compromisso da Universidade em atender as demandas específicas do Norte de Minas, fortalecendo sua importância na formação de uma base profissional sólida e contribuindo para o progresso sustentável de nossa região”, completa.