Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes

Serviço “HU em Casa” comemora dez anos de assistência gratuita


O Hospital Universitário Clemente de Faria, da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), comemora neste mês 10 anos de uma das ações inovadoras da instituição na região: serviço de internação domiciliar HU em Casa. Em uma década, já foram atendidos 953 pacientes, que receberam, gratuitamente, toda assistência necessária em suas próprias residências.

O HU em Casa funciona das 7h às 19h e tem capacidade para dez leitos. São atendidas pessoas que necessitam de assistência domiciliar para a realização da transição dos cuidados hospital-domicílio. Os seus principais objetivos são: manter o assistido em ambiente familiar, treinar a família, cuidadores e pacientes para a execução dos cuidados, educar para a saúde e humanizar o atendimento.

A equipe é composta por quatro médicos, dois enfermeiros, dois técnicos em enfermagem, um fisioterapeuta, dois motoristas e um coordenador. Diariamente, eles se deslocam até as casas dos pacientes, que recebem todos os cuidados como se estivessem em um ambiente hospitalar.

“Além de garantir o atendimento aos pacientes na sua própria residência, uma das vantagens do HU em Casa é a liberação de leitos no Hospital Universitário, possibilitando o atendimento a outras pessoas que necessitam da internação hospitalar.  “Com os pacientes sendo tratados em casa, são abertas vagas para quem precisa de atenção mais especializada dentro do hospital”, afirma a enfermeira Luciana Santos, coordenadora do serviço. Ela ressalta que a iniciativa também possibilita a  aplicação adequada dos recursos públicos.

O paciente atendido pelo serviço domiciliar recebe a visita diária de um integrante da equipe do HU em Casa. Semanalmente, recebe também a visita de um médico, de um enfermeiro e de um fisioterapeuta. A equipe realiza ainda pesquisa para avaliar o grau de satisfação das pessoas atendidas como forma de melhorar a qualidade da assistência.

Os dez anos de trabalho e de resultados alcançados são comemorados pelo Hospital Universitário e pelos grupos de trabalho. Na programação, será celebrado um culto ecumênico na próxima segunda-feira (25/05), às 9h30, no auditório Sabedoria e Humildade, no próprio Hospital Universitário. O culto será celebrado pelo padre e  professor Antonio Alvimar Souza, vice-reitor da Unimontes,  e pelo pastor Alan Gefferson Assunção Taques, da Primeira Igreja Batista de Montes Claros. 

HISTÓRICO

As atividades do HU em Casa foram iniciadas em 16 de maio de 2005. A primeira internação foi de um paciente com Esclerose Múltipla. A maior parte do público atendido (65%) está acima dos 60 anos. Os diagnósticos mais comuns entre os beneficiados são pneumonia, infecção urinária, úlceras infectadas e doenças crônicas.

A maniLucilene Soares dos Santos, de 29 anos, é mãe da adolescente Jennifer Soares Durães, de 13, atendida pelo serviço de internação domiciliar.  A menina  nasceu com a Síndrome de Pierre Robin – doença rara que se caracteriza por anomalias faciais como mandíbula diminuída, obstrução das vias pulmonares e fenda no palato.  A doença não tem cura, porém, existem cuidados e formas de tratamento que ajudam o indivíduo a ter uma vida normal e saudável.

Segundo a mãe, a adolescente já passou por cerca de 20 cirurgias e sempre contou com o apoio da equipe do HU em Casa. “A minha filha teve uma obstrução intestinal em decorrência da ultima operação que fez. O atendimento do HU em Casa foi ótimo. Deu liberdade a ela, que pode ver TV e andar pela casa”, disse Lucilene, que elogiou a equipe do serviço especializado. “O atendimento foi excelente”, disse.

De acordo com o Ministério da Saúde, a atenção domiciliar tem como finalidades a descentralização adequada dos serviços, redução de intercorrências clínicas; diminuição de riscos de infecção hospitalar; suporte emocional para pacientes em estado grave ou terminal e familiares; Instituição do papel do cuidador; além de proporcionar autonomia para os pacientes nos cuidados fora do ambiente hospitalar.

Mais informações sobre o serviço “HU em Casa” pelo telefone (38) 3224- 8037.