Para discutir questões relacionadas à área da inclusão social, a Universidade Estadual de Montes Claros realiza entre os dias 25 e 29 de novembro o V Seminário do Núcleo de Sociedade Inclusiva (Nusi) – “Diálogos na formação do professor e a pessoa com deficiência”. A iniciativa é do próprio Nusi, em parceria com a Superintendência Regional de Ensino de Montes Claros. O evento consta de palestras, oficinas e mesas-redondas. Paralelamente, acontece também o III Seminário Diálogos Universitários do Papo, III Colóquio Educação e Saúde do GEPDS e III Encontro do Professor da AAE das SRMS-ONEESP.
As atividades são direcionadas para professores da rede pública e privada, acadêmicos do curso de Pedagogia e demais licenciaturas, além de representantes da sociedade civil. Segundo a professora Simone Maria Oliveira Rocha, coordenadora do Nusi/Unimontes, “o evento é uma oportunidade para a troca de experiências e conhecimentos que promovam a contínua construção de uma consciência inclusiva”. O seminário visa, ainda, estimular as novas produções acadêmicas que contribuam para melhorar o desempenho das ações de inclusão social.
PARCEIROS
O seminário tem o apoio da Pró-reitoria de Ensino, Centro de Ciências Humanas, departamento de Educação, Centro de Capacitação de Profissionais de Educação e de Atendimento às Pessoas Surdas (CAS), Centro de Capacitação de Professores para o atendimento às pessoas com cegueira (CAP-Moc), Serviço de Apoio à Inclusão (SAI/SRE), Associação Norte-mineira de Apoio ao Autista (ANDA), Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Montes Claros (APAE), Observatório de Pesquisa na Educação Especial (ONEESP), Projeto de Apoio Psicológico e Orientacional da Unimontes (PAPO), e Grupo de Estudos e Pesquisas na Educação, Diversidade e Saúde (GEPEDS).
“O foco principal é a ação educativa e interativa das salas de aulas dotadas com recursos multifuncionais, assim como o aluno com necessidades educacionais especiais e o professor frente às crescentes exigências de uma sociedade em processo de formação inclusiva”, observou Simone Rocha.
A solenidade de abertura será realizada no dia 25, no auditório do prédio 6 do campus-sede, a partir das 19h30, com a palestra “A formação do professor no contexto da Educação Inclusiva”, a ser ministrada pela professora Alda Márcia Cruz Brito, analista de Educação e membro da equipe do Serviço de Apoio à Inclusão (SAI/SRE). Haverá também apresentação do grupo teatral Cumbaiá.
Os dias 26, 27, 28 e 29 estão reservados para as oficinas diversas, como “A Inclusão e a Educação de Surdos”, “Instrumentos Psicopedagógicos para crianças com dificuldades de aprendizagem – Autismo”, “Trabalhando a educação na escola da APAE”, “Produção de artigos científicos” e “TDAH: como trabalhar com alunos com Transtorno e Déficit de Atenção e Hiperatividade na sala de aula”, dentre outras. Essas atividades acontecerão em salas dos prédios 2 e 3 do campus-sede.
O seminário será encerrado no dia 29, às 19 horas, no auditório do prédio 6, com a mesa-redonda “O professor da SEM e suas relações interpessoais na escola”. Na mediação dos debates, a própria professora Simone Maria Oliveira Azevedo Rocha, coordenadora do Nusi/Unimontes. Mais informações pelo telefone (38) 3229.8196.